Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PSOL protocola pedido de impeachment de Marconi Perillo

Quarta, 25 de agosto de 2016
Do Mais Goiás
Partido alega que operação realizada ontem pela Polícia Federal comprovou o crime de responsabilidade do governador

Thaís Lobo
Do Mais Goiás, em Goiânia
PSOL protocola pedido de impeachment de Marconi Perillo
Segundo documento entregue pelos dirigentes do PSOL, governador teria cometido improbidade administrativa. (Foto: Reprodução)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) protocolou na tarde desta quarta-feira (24) um pedido de impeachment do governador Marconi Perillo na Assembleia Legislativa Do Estado de Goiás. De acordo com o advogado da legenda, Nabson Santana, a proposta é fundamentada no artigo 38 da Constituição do Estado de Goiás, que regula as responsabilidades do Governador.

Segundo o pedido, a Operação Decantação realizada ontem pela Polícia Federal comprovou o crime de responsabilidade do governador, uma vez que foi revelado que dinheiro era desviado da Saneago para financiar campanhas políticas.  O documento entregue pelos dirigentes partidários ainda destaca que, ao indicar os acusados para ocupar cargos de confiança e de alto escalão na administração do Estado, Marconi teria cometido improbidade administrativa.

"Nas transcrições das gravações demonstra que o dinheiro desviado era diretamente para a campanha dele [Marconi Perillo]. Temos prova material para isso [pedir o impeachment]. Há sim o crime de responsabilidade dele e a constituição do Estado prevê que nesse caso é impeachment", defende Nabson.

Ainda de acordo com o advogado, o PSOL ainda tem outro caminho para garantir a cassação do governador. Na próxima semana, o partido vai entrar com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A justificativa é que a campanha do tucano teria sido financiada com dinheiro ilícito. "Isso é passível de cassação do mandato dele pela própria Justiça Eleitoral."

Como o governador tem a maioria dos deputados na Casa, Nabson assume que o projeto terá dificuldades para ser encaminhado. Contudo, ele confia no apoio da oposição e no bom senso dos parlamentares. "Se os deputados tiverem um mínimo de decência eles vão abrir esse pedido de impeachment e provavelmente vão caçá-lo porque o crime que está previsto é bem claro e evidente", ressaltou.

Procurada pelo Mais Goiás, a assessoria de imprensa do governador disse que não irá se pronunciar sobre o assunto.