Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 12 de outubro de 2019

Enfermeiros protestam contra ataques de OS gestora de hospital

Sábado, 12 de outubro de 2019
Empresa quer alterar jornada para 44 horas semanais e demitir 76 trabalhadores de UTIs

Do
Ataque aos Cofres Públicos

Organizados e em luta contra retrocessos que na terceirização são ainda mais nefastos, enfermeiros, técnicos e auxiliares foram à Câmara Municipal de Goiânia (GO), na última quarta (9), protestar contra a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir).
A Organização Social (OS) é a responsável pela gestão do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Os profissionais estão resistindo contra a decisão da entidade privada de demitir 76 trabalhadores de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de aumentar a carga horária de atuação para 44 horas semanais.

Hoje o  acordo coletivo da categoria estabelece 30 horas semanais, entretanto, nesta semana, foi informado, por um documento, que seria alterada para 44h (escala de 12h por 36h). E mais: quem não aceitasse seria demitido.
Na quarta-feira (9) a empresa também avisou que mesmo os trabalhadores que concordaram com a mudança poderiam ser desligados’.
A informação é de que 76 pessoas serão dispensados. Atualmente são 300 enfermeiros, técnicos e auxiliares que trabalham nas UTIs de queimados, C, E, F e Neo. Segundo os funcionários, a  direção hospital deverá substituí-los por terceirizados que atuarão com carga horária de 44h e com salários mais baixos.
Os trabalhadores resolveram fazer uma manifestação na Câmara para pedir aos vereadores a aprovação de uma lei municipal que garanta as 30h. Esta proposta de lei já existe e passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O projeto deve ir a plenário nas próximas semanas e, se aprovado, vai para a Comissão de Saúde da Casa para, então, retornar à tribuna.
Em nota a OS Agir confirmou novas contratações e deu a entender que se trata de quarteirização. Ou seja, a OS (uma empresa terceirizada) vai contratar outra empresa para fornecer profissionais de enfermagem.
“O Hugol, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), está realizando a contratação de empresas especializadas para a execução de alguns serviços, nos moldes do que o hospital já possui em algumas atividades assistenciais e de apoio. O foco dessa transição é a entrega de atendimentos com ainda mais qualidade e segurança para os pacientes, prezando pela racionalidade do uso dos recursos”, diz a nota.