Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Nota de apoio do FComGama (Fórum Comunitário do Gama) ao Portal Gama Cidadão

Quarta, 8 de outubro de 2019

📃NOTA DE APOIO AO PORTAL GAMA CIDADÃO📄

O Gama é uma cidade privilegiada no sentido de ter uma imprensa local alternativa, representada por blogs como o Gama Livre e Arretadinho, portais como o DF em Foco, Gama Cidadão e Radar Gama, e mais recentemente um periódico impresso, o Jornal O Canhoto, que em breve terá a sua segunda edição.

Esses veículos de comunicação, embora não tenham a potência da grande mídia, possuem a sua importância, por retratarem de algum modo o momento histórico que vivemos, contribuindo para noticiar o presente, nos mantendo informados dos acontecimentos, e registrando-os para a posteridade. 

No passado, o FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA, se levantou em solidariedade ao Blog do Arretadinho, que teve o seu editor, Joaquim Dantas, atacado no nível pessoal, por uma ex administradora regional. 

Do mesmo modo, o fez quando o jornalista Paulo Tavares foi processado por escrever uma matéria jornalística, indicando a prática de nepotismo, por parte da mesma ex administradora, tendo o processo sido arquivado por falta de fundamentos, já que o afirmado na matéria, era verdade. 

Mais recentemente, no dia 4 de Outubro se realizou um ato em solidariedade ao Blog Gama Livre e ao Professor Taciano Lemos, que em razão de seu viés crítico ao governo atual, vinha sendo duramente atacado, também no nível pessoal, por seguidores fieis e inconformados com o teor das críticas.

Mas hoje, no aniversário de nossa amada cidade, o Fórum Comunitário e de Entidades do Gama, se vê mais uma vez, na condição de ter que se pronunciar sobre ações direcionadas à censura de um veículo de comunicação alternativo do Gama.

O Portal GAMA CIDADÃO existe desde o ano de 2012, sendo um dos maiores veículos de informação local, com 55 mil seguidores do Facebook e 1.861 no Instagram,  desde então tem se comprometido prioritariamente com a cobertura de notícias relativas ao Gama, servindo não poucas vezes de ponte de diálogo entre a comunidade e os grandes meios de comunicação, quando estes buscam pautas do Gama para fazer matérias jornalísticas, potencializando assim as demandas da comunidade, em busca de soluções reais.

Com as mudanças de governo que embaralham o tabuleiro político do DF a cada quatro anos, o feudalismo distrital vigente, se acha no direito de se apropriar das Administrações Regionais, encastelando-se por meio de um banquete de cargos comissionados, cooptando lideranças comunitárias locais com trabalho e referência junto à comunidade, como meio de compensar a sua notória falta de base em alguns locais.

Desse modo, o grupo NÓS QUE AMAMOS O GAMA, que surgiu como uma proposta maravilhosa de resgatar a história e autoestima de nossa cidade, cumprindo por algum tempo com esse belíssimo propósito, acabou por também ser cooptado, por um certo deputado distrital e seu grupo político, de modo que todos que de alguma forma sejam minimamente críticos ao seu novo mecenas, são simplesmente banidos, silenciados ou censurados, não escapando de tal sanha, nem mesmo moderadores que ajudavam a administrar a página.

O Portal Gama Cidadão, infelizmente caiu na malha fina da censura do responsável pelo grupo NÓS QUE AMAMOS O GAMA, de modo que não importa o conteúdo que se publique, simplesmente não passa!

Lamentamos profundamente pela cooptação de um espaço, que nasceu com o propósito de servir e enaltecer a nossa amada cidade, mas que infelizmente se converte mais uma vez, num espaço de propaganda política personalista que não aceita a divergência, ao menos poderiam se dar ao trabalho de mudar o nome do grupo para, NÓS QUE AMAMOS O DEPUTADO FULANO DE TAL!

Declaramos o nosso apoio ao Portal GAMA CIDADÃO, e o nosso total repúdio a toda e qualquer forma de censura, a serviço de quem quer que seja, deixando explícito, que sempre defenderemos o direito de divergir de um meio de comunicação alternativo ou de massa, mas do mesmo modo, seguiremos na defesa inegociável do legado do grande filósofo Voltaire, que legou para a posteridade a seguinte expressão, que se converteu em pedra de toque das democracias modernas:

“Posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”

FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA

Gama-DF, 08 de Outubro de 2019