Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 12 de outubro de 2019

Parque Ecológico da Ponte Alta: epopéia da sua criação

Sábado, 12 de outubro de 2019
Por
Vicente Vecci*
Em 1995 idealizamos o parque ecológico da Ponte Alta do Gama (DF), vindo a preservar uma biodiversidade rica em nascentes (conforme poligonal sinalizadas  seus cursos em azul) e matas, situados  um pouco distante das margens da avenida Contorno, ao norte paralelo ao Setor Oeste e entrada do cemitério e ao sul às quadras 06 e 12 do Setor Sul e a rodovia DF-290, ao Oeste à Embrapa e imediações.

Clique na imagem abaixo para melhor visualizá-la

Nesse ano o governo do PT acabara de assumir o GDF e esse partido tinha maioria na Câmara Legislativa. Daí nós, residindo numa dessas quadras e sempre ao alvorecer fazíamos caminhadas  nessa área, familiarizando com a flora e fauna. E por um lampejo divino decidimos levar até essa Casa Legislativa um anteprojeto que transformaria esse bioma numa reserva ambiental, protegida por lei.

Entregamos esse projeto ao ex-deputado Distrital Antonio José, o Cafu, da bancada do PT. Esse parlamentar sempre fora ambientalista e  assimilou esse projeto que tramitou um ano, sempre acompanhado por nós, numa vigília permanente. E quando empacava numa comissão, nós visitávamos o parlamentar titular dessa pasta, solicitando provimento desse projeto, e assim por adiante. O relator fora o ex- distrital Marco Lima-PT, um PM.

Quando o projeto da criação do Ponte Alta  estava prestes a chegar ao plenário, visitamos um  por um desses distritais e solicitamos aprovação, sempre usando a força de mídia de nosso veículo, o Jornal do Síndico.

Votado  e aprovado  projeto lei que cria o  parque ecológico da Ponte Alta do Gama.

Precisava então da sanção governamental, e, o titular do Buriti na  época Cristóvão Buarque, tinha viajado para a Palestina e assumiu na época  o presidente da Câmara Legislativa Geraldo Magela-PT.

Solicitamos seu empenho nessa sanção e de  pronto ele sancionou, originando a lei 1202 de 20 de setembro de 1996. Publicada no Diário Oficial do GDF. A partir daí tivemos segurança de proteger e preservar essa biodiversidade que hoje abrange uma área 298 hectares, rica em nascentes.

*Vicente Vecci, é jornalista profissional e edita em Brasília-DF há 35 anos o Jornal do Síndico- www.jornaldosindicobsb.com.br. Além do Ponte Alta com a   força de mídia desse veículo ajudou a criar e implantar os parques ecológicos das Asas Norte e Sul. É titular da Defesa Ambiental-Ecodefesa  eco.defesa@gmail.com

===========

Do Gama Livre: Observe o mapa acima, com a poligonal do Parque Ecológico da Ponte Alta (linha em vermelho), e compare com o mapa abaixo, para melhor visão da localização do Parque no Gama.

Clique na imagem abaixo para melhor visualizá-la