Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 21 de novembro de 2020

General Mourão, se não há racismo, também não há governo. Mas há um pensamento de 64 na cabeça de muitos militares com poder. Um absurdo retrocesso

Sábado, 21 de novembro de 2020




General Mourão, desculpe, por favor,por ter usado um meme pra iniciar o artigo.

Abra os olhos azuis e a mente estagnada. Pare para refletir ou talvez estudar, quem sabe reaprender sobre a sociedade que o senhor representa como vice-presidente eleito. 

Implantaram na sua formação o discurso absurdo que o senhor repete e justifica com sua experiência de adolescente nos EUA. Nada disso justifica, senhor general. Veja a sua volta. Quantos ministros negros? Quem o serve na área doméstica? Com quantos negros ou negras sua família se relaciona intimamente? Seus companheiros de farda são compostos por muitos afro descendentes. Qual o percentual deles que alcançam postos de comando? Mulheres negras nas forças armadas são tantas assim? Ora General, pare de repetir chavões ultrapassados. 

Respeite nossa capacidade de informação atualizada. Busque estatísticas, remexa seus preconceitos ou recalques porque sua ascendência é claramente indígena, povo altamente discriminado e explorado por supremacistas brancos. Repare nas populações carcerárias.

Vejo que o senhor é um pouco mais novo que eu. Sendo da sua geração, opto por crer que há tempo de se retratar e reconsiderar declaração tão esdrúxula. 

Lembre do poema épico de Castro Alves: Navio Negreiro. Como católico, segundo eu soube, o senhor é praticante, por isso não cabe compactuar com a estratégia opressora da negação do racismo flagrante e estrutural em que vivemos. Não sustente idéias que no fundo não correspondem ao sentimento que o senhor tenta passar para o povo brasileiro. Observe que o Presidente que o senhor pode substituir a qualquer momento, já está desacreditado.

Reconsidere, mude de lado, honre a Pátria, comande a virada. Vamos acabar de vez com esse conceito morto que mata e persegue criaturas cujos ancestrais foram roubados da África e para cá trouxeram cultura, dores, miscigenação e ainda aturam tamanha injustiça.

Senhor vice-presidente, peça desculpas às famílias de negros assassinados como animais sem direito de defesa nesse Brasil que o Senhor comanda em segundo posto. ( Mas, repentinamente, poderá ser o primeiro).

CidaTorneros

Cida Torneros é jornalista aposentada e publica no Rio de Janeiro o Blog Maria Aparecida Torneros: Vou de Bolinhas


============

Do Blog Gama Livre: A opinião da autora no artigo acima não necessariamente expressa a visão deste blog.