Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Água Mineral e Flona: Bolsonaro dá mais um passo à privatização

 Quarta, 24 de fevereiro de 2021


Além da Água Mineral, o governo vai passar pra iniciativa privada as seguintes unidades de conservação: Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Ubajara (CE), e a Floresta Nacional de Brasília (DF).

Por Chico Sant’Anna

Parece que sobrou para a Água Mineral. Após a interferência do presidente Jair Bolsonaro na Petrobrás, com a necessidade de acenar para o mercado, de que não abandonou a linha econômica neoliberal, o ministro do Meio-Ambiente lançou os editais que convocam empresas interessadas em elaborar os estudos da privatização do Parque Nacional de Brasília (PNB) e mais sete parques nacionais. Esses são os parques nacionais mais rentáveis e que mais geram atração de turistas ainda não mão do Estado. A privatização do PNB dar-se-á conjuntamente a Floresta Nacional de Brasília (Flona).

Os chamados modelos de negócios deverão propor “modelos viáveis de uso econômico-financeiro, além de projetos de engenharia, arquitetura e planejamento operacional para os parques”. Após a escolha das propostas vencedoras, as instituições responsáveis terão 120 dias para apresentar os resultados.