Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 14 de fevereiro de 2021

QUEM COM O FERRO FERE; OLIGOPÓLIO DAS SIDERÚRGICAS DOS EUA RECUSA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE BIDEN

Domingo, 14 de fevereiro de 2021

Do Blog Política Econômica do Petróleo

Por

Wladmir Coelho



* QUEM COM O FERRO FERE; OLIGOPÓLIO DAS SIDERÚRGICAS DOS EUA RECUSA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE BIDEN

* AS CONTRADIÇÕES DO CAPITALISMO

* PRODUZIR O SUFICIENTE PARA GARANTIR O CAPITAL FICTÍCIO

Por Wladmir Coelho

1 – O apelo de mr. Biden ao setor siderúrgico para elevação da produção de aço recebeu do setor uma sonora gargalhada dos controladores do oligopólio interessados em manter as taxas de lucros e religar os fornos corresponde, segundo a declaração do representante da Cleveland-Cliffs Inc. e a US Steel Corp., a reduzir os preços para em seguida desativar os mesmos.

2 – O setor automobilístico, das geladeiras e fogões esperneia, estrebucha alegando falta do essencial para a produção revelando as contradições de um modelo desordenado, desorganizado no qual o vale tudo do lucro não admite o mínimo planejamento  a não ser aquele fundado nos interesses corporativos, via de regra, voltados a redução dos salários, do quantitativo de trabalhadores, extinção de direitos trabalhistas, dos imposto, concentração e financeirização da economia.  

3 – Monteiro Lobato escreveu ainda nos anos 30 “O Escândalo do Petróleo e do Ferro” denunciando o poder destas duas corporações – as famílias a controlar o setor internacionalmente continuam as mesmas e depois da 2ª Guerra Mundial associadas aos antigos financiadores do nazismo – revelando as práticas destrutivas responsáveis pela redução do Brasil a condição de economia extrativista, com relação ao minério de ferro, importadora de gasolina graças a intromissão das Sete Irmãs na geologia nacional negando a existência de petróleo em nossas terras. A forma encontrada para superar o quadro de atraso industrial era óbvio: intervenção do Estado na economia e assim procedeu o presidente Getúlio Vargas a partir do incentivo ao modelo empresarial estatal como sustentáculo da modernização econômica capitalista criando a Vale do Rio Doce para minerar, a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda para transformar. Em 1953 assumiu a criação da Petrobras e planejou a Eletrobras sem esquecer a energia atômica, como as demais iniciativas citadas, bicotada ainda em nossos dias.  

4 – Enquanto isso na sede do capitalismo mundial os muito ricos admitem intervenção somente para a transferência de suas dívidas ao Estado aliviando o risco dos bancos e deles mesmos todos unidos, bem juntos presos numa mágica atração; aquela dos fundos de investimentos a dominar a lógica da inércia produtiva em nome da maior taxa de lucro possível uma contradição a destruir empregos mantendo, todavia, o padrão do luxo dos muito ricos. Enquanto isso mr. Biden segue com seus apelos sem a coragem e as condições de intervir.