Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 5 de junho de 2021

Copa América: cidades-sedes apresentam péssimos índices de combate à Covid-19

Sábado, 5 de junho de 2021

As quatro cidades-sedes estão longe de serem apontadas como exemplo de bom desempenho na cobertura vacinal. As estatísticas a colocam o Distrito Federal e Goiás na décima posição, , dentre as unidades da federação. O Rio de Janeiro está na décima-quinta posição e Goiás na décima-sexta. Mato Grosso está na vigésima posição, dentre as 27 unidades federativas.

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Por Chico Sant’Anna

Uma compilação de dados divulgados pelo Observatório de Política e Gestão Hospitalar, da Fiocruz, demonstra claramente o risco de se trazer a Copa América pra o Brasil. Um dos dados revela que a ocupação de leitos de UTI ultrapassa 80% em todas as quatro sedes da Copa América. Além disso, três, das quatro sedes, e mais doze unidades da Federação apresentam tendência de alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O nível de ocorrência de SRAG é um termômetro que os especialistas se valem para prever se determinada região terá redução ou ampliação de novos casos de Covid-19 e, consequentemente, maior demanda da rede hospitalar. Enquanto isso, a vacinação patina.

Da lista das quatro cidades-sede, a pior situação em termos de ocupação de leitos de UTI é a do Distrito Federal. A ocupação na Capital Federal é de 89,3%. As quatro cidades-sedes estão longe de serem apontadas como exemplo de bom desempenho na cobertura vacinal. As estatísticas a colocam o Distrito Federal e Goiás na décima posição, , dentre as unidades da federação. O Rio de Janeiro está na décima-quinta posição e Goiás na décima-sexta. Mato Grosso está na vigésima posição, dentre as 27 unidades federativas.