Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 29 de junho de 2021

COVID-19: variante ameaça mesmo países com altas taxa de vacinação, alerta OMS

Terça, 29 de junho de 2021

Da ONU Brasil

Nova variante Delta do coronavírus já foi identificada em pelo menos 85 países. Ela se provou extremamente contagiosa em qualquer país que atingiu e está se espalhando rapidamente entre os não vacinados, mesmo em países com altas taxas de imunização.

“É muito simples: mais transmissão, mais variantes. Menos transmissão, menos variantes”, afirmou a líder técnica da OMS para a COVID-19, Maria Van Kerkhove.

A OMS voltou a pedir cautela aos países em fase de abertura e equidade na vacinação para conter o espalhamento do vírus e a criação de novas variantes. “A situação mundial é muito frágil”, alertou a agência de saúde.

Uma enfermeira do Hospital Provincial de Kivu do Norte administra a primeira dose da vacina contra a COVID-19 a um soldado de 45 anos na República Democrática do Congo
Uma enfermeira do Hospital Provincial de Kivu do Norte administra a primeira dose da vacina contra a COVID-19 a um soldado de 45 anos na República Democrática do Congo

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse a  jornalistas em uma coletiva na última sexta-feira (25) que a variante Delta foi identificada em pelo menos 85 países e está se espalhando rapidamente entre as populações não vacinadas.

“À medida que alguns países afrouxam as medidas de saúde pública e sociais, começamos a ver aumentos na transmissão em todo o mundo”, disse ele. 

Parar as transmissões - Um aumento no número de casos se traduz em mais hospitalizações, o que continua a prejudicar os profissionais de saúde e os sistemas de saúde, ao mesmo tempo em que aumenta o risco de morte, explica o chefe da OMS.

Tedros reconheceu que novas variantes são esperadas, dizendo que “isso é o que os vírus fazem, eles evoluem” e ressaltou que, ao prevenir a transmissão, podemos conter o surgimento de variantes. 

“É muito simples: mais transmissão, mais variantes. Menos transmissão, menos variantes”, afirmou Tedros, ao ressaltar que hoje é ainda mais urgente prevenir a transmissão através do uso consistente de medidas de saúde pública e sociais em conjunto com as vacinas.

“É por isso que a OMS vem dizendo há pelo menos um ano que as vacinas devem ser distribuídas de forma equitativa, para proteger os trabalhadores da saúde e os mais vulneráveis”, destacou.

Curva “exponencial” - A líder técnica da OMS para a COVID-19 , Maria Van Kerkhove, afirmou que “a situação mundial é muito frágil” e “os países devem ser cautelosos”. 

Observando que a variante Delta se provou “extremamente contagiosa em qualquer país que atingiu”, ela alertou que ela agora está sendo transmitida entre pessoas não vacinadas, “mesmo em países com altos percentuais de imunização”. 

“A variante Delta pode tornar a curva epidêmica exponencial”, acrescentou Van Kerkhove. 

“Constelação de variantes” - Mas a Delta não é a única mutação preocupante. Segundo a especialista da OMS, “há uma constelação de variantes em circulação”, incluindo subvariantes, das quais quatro são muito preocupantes.

“As vacinas e os tratamentos funcionam, mas esses vírus podem evoluir”, disse a líder técnica da agência. Além disso, as vacinas existentes “podem não funcionar” com o tempo, enfatizando novamente que, para minimizar os surtos, todos devem continuar a manter as medidas de saúde pública. 

Respondendo a emergências - Uma das formas mais importantes pelas quais a OMS coordena a resposta para a COVID-19 e outras emergências é por meio de sua rede global de equipes médicas de emergência.

Quando as crises acontecem, a OMS mobiliza esses profissionais de saúde para apoiar as respostas nacionais, tratar os pacientes, fornecer treinamento e supervisão e garantir padrões de atendimento de qualidade.

“Globalmente, a OMS certificou equipes de 20 países, que passaram por um processo rigoroso de garantia de qualidade para garantir que concordassem com os padrões acordados internacionalmente”, disse Tedros, acrescentando que outros 87 países estão em processo de certificação pela OMS ou estão desenvolmento sistemas de garantia de qualidade nacionalmente. 

Desde o início da pandemia, a OMS ajudou a enviar mais de 108 paramédicos e equipes médicas internacionais em todo o mundo.

Novos padrões - Na semana passada, a OMS e seus parceiros publicaram novos padrões de implantação de equipes médicas especializadas para uma série de situações, de desastres naturais a epidemias e situações de conflito.

“Isso representa um grande passo para garantir que as equipes médicas de emergência atendam a padrões compartilhados de qualidade de atendimento, sejam eles implantados nacionalmente ou internacionalmente”, disse Tedros.