Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de março de 2022

Em Brasília, movimentos fazem ato nesta quarta (30) por um “Brasil Sem Despejo”

Quarta, 30 de março de 2022

A atividade busca chamar atenção da população sobre a possibilidade de despejo de milhares de famílias, no campo e na cidade, nos próximos dias. - Foto: Roberta Quintino

Em Brasília, movimentos fazem ato nesta quarta (30) por um “Brasil Sem Despejo”

Marcha sairá do Teatro Nacional às 15h e ato acontece às 16h em frente ao Congresso Nacional

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 30 de Março de 2022

Na tarde desta quarta-feira (30), a Campanha Despejo Zero e diversos movimentos populares vão se reunir em Brasília, para o Ato Político "Brasil Sem Despejo: por terra, teto e trabalho".

Os movimentos e manifestantes sairão em marcha do Teatro Nacional, às 15h, e se concentrarão em frente ao Congresso Nacional, em ato político que acontece às 16 horas.


De acordo com a Campanha Despejo Zero, a atividade busca chamar atenção da população sobre a possibilidade de despejo de milhares de famílias, no campo e na cidade, nos próximos dias, devido ao fim dos efeitos da medida cautelar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828.


A ADPF 828 determina a suspensão de despejos em todo o território nacional, a “fim de resguardar a saúde das famílias por sua manutenção em suas respectivas habitações durante o curso da pandemia”.

Os manifestantes reivindicam ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogue a medida garantindo às famílias a permanência nas moradias atuais.

No dia 17 de março, movimentos e organizações populares de várias partes do país protestaram na capital federal contra os despejos e pelo direito à moradia. Na ocasião, as entidades denunciaram o crescimento da insegurança nacional no território brasileiro, cerca de 600% nos últimos dois anos.


Edição: Flávia Quirino