Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 18 de março de 2022

Urbanismo: O perigo da nova Luos

Sexta, 18 de março de 2022
a

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Os moradores de bairros estritamente residenciais, como os do Park Way e Lagos Sul e Norte, incluindo o Taquari, querem assegurar o seu modelo urbanístico preconizado no projeto oricinal de Brasília, sem autorizar a implantação de empresas em imóveis residenciais. A pressão para a desconfiguração desses bairros é grande.

Por Chico Sant’Anna
Depois de fechar um acordo de liderança para votar a reformulação da Lei de Uso e Ocupação do Solo – Luos na terça-feira, 15/3, a Câmara Legislativa se viu obrigada a adiar em pelo menos uma semana a votação. Uma enxurrada de emendas de última hora, cerca de 120, foram apresentadas em plenário. Essas emendas representam a força dos lobbies de diversos grupos de interesse que buscam garantir mudanças nas regras de ocupação de lotes e imóveis no Distrito Federal. Mudanças que podem representar milhões em ganhos para quem comprou um lote econômico e agora pleiteia maior potencial imobiliário.

Há até emendas que permite casas funerárias funcionando em imóveis residenciais nas diversas RAs do DF. Os deputados Chico Vigilante, Arlete Sampaio (ambos do PT) e Reginaldo Veras (PDT) defenderam a análise prévia dessas emendas pelas comissões de Economia, de Assuntos Fundiários e de Constituição e Justiça, para evitar a aprovação de qualquer “Jabuti” em plenário. A Luos abarca todas as regiões administrações do DF, exceto a área tombada de Brasília, que será alvo de outra lei, o PPCUB.