Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 24 de novembro de 2013

A mudança do PT

Domingo, 24 de novembro de 2013
O Partido dos Trabalhadores formou-se como partido de base operária, de oposição ao regime, combatendo a corrupção dos poderosos. Agora, em face da condenação por desvio de conduta ética de alguns dos seus principais dirigentes históricos, a militância tenta reagir para manter o partido fiel aos princípios que o nortearam em sua origem.
É que o PT mudou. De agremiação política operária terminou por transformar-se em partido operário-burocrático-burguês. Sua base continua operária e trabalhadora, milita nas organizações sindicais da cidade e do campo, nos movimentos populares de reivindicação urbana, e luta por moradia, melhores condições de transporte, saúde, educação, segurança, saneamento, enfrenta o aparelho de Estado pela reforma agrária e urbana. Com forte presença no movimento estudantil, a juventude petista clama por justas condições de educação para o país, e reivindica e luta para manter e ampliar as conquistas históricas do estudantado brasileiro.
Contudo, tal como em Animal Farm, de George Orwell, a maioria da direção do partido foi deixando-se seduzir e corromper pelo regime que, em princípio, combatia, e burocratizou-se. Ou seja, à medida que o processo de organização sindical petista consolidava conquistas e ganhava importância na sociedade, à medida que o partido elegia parlamentares, prefeitos e governadores, a camada dirigente ia-se afastando de sua base. Assim, o que começou como um afastamento do contato físico virou um afastamento do diálogo necessário entre direção e base.
Leia a íntegra no blog do professor Salin Siddartha