Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Juiz recebe denúncia contra Joquim Roriz, Jaqueline, Liliane, Weslliane Roriz; Tarcísio Franklin e outros executivos do BRB, além de dois empresários, também foram denunciados

Quinta, 28 de novembro de 2013

Juiz recebe denúncia contra ex-governador do DF, familiares, executivos do BRB e empresários

Do TJDF
O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do DF recebeu denúncia do MPDFT contra o ex-governador do DF Joaquim Roriz; suas filhas e neto, Jaqueline Roriz, Liliane Maria Roriz, Weslliane Maria Roriz Neuls e Rodrigo Domingos Roriz Abreu; o ex-presidente do BRB, Tarcísio Franklin de Moura; dois diretores do banco, Geraldo Rui e Antônio Cardoso de Oliveira; e dois empresários, Roberto Cortopassi Júnior e Renato Salles Cortopassi. Além deles, três pessoas jurídicas: WRJ Engenharia de Solos e Materiais Ltda; JJL Administração e Participação Ltda e Coss Construção Ltda. Todos foram denunciados por improbidade administrativa, cujas sanções estão previstas na Lei 8.429/92.    


De acordo com o órgão ministerial, em 2004, os sócios da WRJ, Roberto e Renato, teriam buscado a intervenção do então governador do DF, Joaquim Roriz, para conseguir a concessão e repactuação de dois empréstimos irregulares junto ao BRB. O montante da operação teria sido usado na construção do edifício Monet, em Águas Claras. Como recompensa, Roriz teria recebido doze apartamentos no referido condomínio, todos negociados de forma fictícia através da empresa Coss Construção Ltda. Segundo consta da denúncia, tais imóveis seriam de gozo dos familiares de Roriz constantes da ação. 


Após o recebimento da denúncia, a ação seguirá os tramites processuais previstos em lei. Comprovadas as acusações, os réus poderão ser condenados a penas que vão desde a perda dos direitos políticos, devolução de prejuízos ao erário até pagamento de multa, conforme previsto no art. 12, incisos I e III da Lei e Improbidades (8.429/92).