Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MPDFT ingressa com ação de apuração de irregularidades na Unidade de Internação de Santa Maria

Quarta, 29 de outubro de 2014
As Promotorias de Execução de Medidas Socioeducativas ingressaram, na última terça-feira, dia 28, com ação de apuração de irregularidades na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) constatou que as condições de funcionamento da instituição desrespeitam os direitos da criança e do adolescente: falta atendimento personalizado; a oferta de atividades culturais, de esporte e de lazer é irregular; o número de servidores é insuficiente e não há programa de formação continuada dos servidores.

O relatório pericial juntado nos autos mostra que alguns equipamentos da UISM, tais como grades protetoras de luminárias e chuveiros, são rosqueáveis, ou seja, facilmente removíveis e podem ser utilizados como arma. Por sua vez, os promotores de Justiça Renato Varalda e Isabel Falcão, em inspeção realizada no dia 24 de outubro, constataram que a unidade não conta com serviço regular para a manutenção predial, havendo oito quartos interditados, distribuídos pelos módulos 6, 7 e 8, por impossibilidade de utilização pelos internos, diante dos danos em instalações elétricas e hidráulicas. 

Na ação, o Ministério Público requer que seja fixado um prazo de três meses para a correção dos problemas apontados. Terminado esse prazo, caso as irregularidades não sejam resolvidas, a Promotoria requer que seja proibido o ingresso de novos internos na unidade. Também requer o prazo de seis meses para que a unidade seja adequada às normas de referência do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Clique aqui para ler a íntegra da ação.
Fonte: MPDFT