Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Catraca Livre: Três depoimentos de estudantes universitárias que sofrem com o caos implantado no DFTrans para os serviços de passe estudantil

Quarta, 30 de setembro de 2015
Não precisa explicar, os depoimentos das três estudantes universitárias, e residentes no Gama, são esclarecedores. Só o governo do DF não enxerga os problemas. Ou finge não enxergar. Dois dos depoimentos foram feitos no Facebook.
Depoimento 1
Fui ao DFTrans da Rodoviária do Gama para solicitar a 2ª via do meu cartão de passe estudantil, pois havia perdido o mesmo (o que nos tempos atuais, com passagem absurda de R$4, torna-se um grande prejuízo).
Chegando lá me deparei com um aviso em folha A4 nos seguintes termos: “Não estamos emitindo cartão estudantil”. Entrei e fui perguntar a uma funcionária, que por sinal já estava na defensiva, a razão da suspensão da emissão de segunda via. Fui informada que todas as máquinas do DF estavam quebradas. Primeiro foram as do Plano Piloto. Em seguida quebraram as de Taguatinga, restando apenas as do Gama, “mas logo estragaram”.
— E tem previsão para conserto? Perguntei.
— Não! Não tem previsão alguma!
—Enquanto isso, os estudantes deixam de frequentar a escola por não ter pelo menos R$8 para desembolsar diariamente?
— Sim! Se não tiver o dinheiro, sim.
Em uma semana aumentam absurdamente as passagens do transporte público e logo em seguida TODAS as máquinas de emissão de cartão de passe estudantil do DF param de funcionar. Coincidência?
***
Depoimento 2
Algo que eu nunca achei que ia acontecer:
Ter que faltar aula pra economizar passe para não ficar sem e daí ter que faltar mais aula porque o nosso querido governador cortou pela metade o passe que eu tinha, que já não era suficiente, porque sem passe eu não consigo frequentar a universidade, que 14 reais por dia pra ir e voltar é um preço difícil de acreditar ser verdadeiro.
É, amizades. Fácil nunca esteve, mas eu com minha ingenuidade nunca achei que ficaria tão difícil.
***
Depoimento 3
Convido vocês para fazerem uma análise comigo. O passe estudantil me concede o direito de utilizar quatro unidades diariamente, ou seja, posso utilizá-lo quatro vezes por dia, com exceção dos finais de semana. É inviável tentar utilizar uma quinta vez, pois o cartão do passe é bloqueado na catraca com a mensagem de que seu limite diário já foi usado. Pois bem, essa semana me ocorreu um fato curiosíssimo, fui usar meu cartão (segunda vez que iria usá-lo no dia), e apareceu a mensagem de que tinha sido ultrapassado o limite mensal disponibilizado.
O que eu quero chamar a atenção é para a seguinte questão: Como é possível o limite mensal ser ultrapassado sendo que sequer posso ultrapassar o limite diário, uma vez que, como mencionado, o cartão é bloqueado ao se tentar utilizar o limite diário que me é de direito? Percebem a incoerência? A situação ilógica? Se não há como eu ultrapassar o limite diário, ultrapassar o limite mensal é totalmente inexequível.
Liguei para a central de atendimento do DFTrans, e a mulher que me atendeu disse que provavelmente meu limite mensal tinha se extinguido, informação nova para mim. Expliquei minha análise, fazendo continhas, inclusive.
A atendente ficou calada no telefone por uns dois minutos e, simplesmente, disse que era para eu me dirigir pessoalmente a qualquer unidade mais próxima de mim, pois não poderia resolver por telefone e nem solucionar qualquer questão acerca do fato.
Fiquei na dúvida se ela entendeu ou não tudo que tentei explicar.
***
Ironia de uma quarta estudante sobre os depoimentos 2 e 3: "No futuro, além de usar seu passe estudantil, use bem o seu título de eleitor."