Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de dezembro de 2016

ONU exige de Israel fim dos colonatos

Sábado, 24 de dezembro de 2016
Do Esquerda.Net
O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta sexta-feira uma resolução em que exige a Israel o fim "imediato" e "completo" da política de colonatos nos territórios palestinos. Estados Unidos abstiveram-se.
24 de Dezembro, 2016

 "É uma verdadeira vitória para todas as nações defensoras da paz no mundo", afirmou Hikmat Ajjuri. Foto de Quique Kierszenbaum
"É uma verdadeira vitória para todas as nações defensoras da paz no mundo", afirmou Hikmat Ajjuri. Foto de Quique Kierszenbaum
Esta resolução das Nações Unidas exige que "Israel cesse imediatamente e completamente todas as atividades de colonização - os colonatos - no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental".


As Nações Unidas afirmam que os colonatos são ilegais, mas autoridades das Nações Unidas denunciaram um aumento na construção nos últimos meses.

A votação partiu da iniciativa da Nova Zelândia, Malásia, Venezuela e Senegal, que eram, juntamente com o Egipto, co-patrocinadores da resolução apresentada em nome da Autoridade Palestiniana (AP).

A resolução foi aprovada com 14 votos favoráveis e a abstenção norte-americana.

O texto da resolução defende que Israel deve “cessar imediata e totalmente as actividades de colonização nos territórios ocupados”, e acrescenta que a expropriação de terras e construção de bairros naquelas zonas “não tem validade legal” perante o direito internacional e “põe perigosamente em risco a viabilidade da solução de dois Estados”, em que “assenta o consenso internacional para a paz”.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, considerou a resolução do Conselho de Segurança como “um passo significativo” contra os colonatos nos territórios palestinianos.

O mundo está com os palestinianos”
Entretanto, o embaixador da Palestina em Lisboa, Hikmat Ajjuri, considera que a aprovação da resolução das Nações Unidas que exige a Israel o fim dos colonatos é um sinal de que “o mundo está com o palestinianos”.

Em declarações à TSF, Hikmat Ajjuri afirmou: "É um dia histórico para todos os palestinianos, especialmente depois de termos ficado desapontados com o veto dos Estados Unidos em 2011 a uma resolução idêntica a esta". Ajjuri acrescentou ainda que "agora, mesmo com a abstenção dos americanos, vemos isto como uma grande vitória”.

“É a primeira vez que percebemos que todo mundo, todo o mundo, exceto Israel, está connosco", sublinhou.

"Agora percebemos que não estamos sozinhos e que estamos no lado certo, ao contrário dos israelitas que estão errados", declarou ainda Hikmat Ajjuri, tendo salientado que esta decisão "é uma verdadeira vitória para todas as nações defensoras da paz no mundo".
Refira-se que é a primeira vez em 36 anos que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova uma resolução crítica em relação aos colonatos.