Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 30 de março de 2017

SindMédico: Orientação aos médicos especialistas da Atenção Primária à Saúde é de que não adiram ao programa de transição

Quinta, 30 de março de 2017
Do SindMédico/DF

Quem aderiu deve pedir retratação de participação em equipes de transição e não devem atuar como orientadores ou docentes informalmente.

Em reunião realizada na noite desta quarta-feira, 29, no auditório do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) sobre a mudança no modelo da Atenção Primária à Saúde (APS), os médicos presentes decidiram por unanimidade continuar não aderindo ao programa de transição.
Também foi afirmado que os médicos especialistas que atuam em unidades básicas de saúde não podem ser coagidos a atuar como docentes ou preceptores.

Caso sejam convidados ou pressionados a elaborar e dar aulas e cursos, a fechar ou diminuir agenda para consultas compartilhadas, devem exigir que seja feito requerimento por escrito. Também por escrito e protocolado em duas vias, devem expressar a concordância ou discordância. Nesse último caso, porque seu contratado é para atuação na assistência e não na formação, uma cópia deve ser encaminhada para o SindMédico-DF.
Os que aderiram às equipes de transição podem e devem pedir retratação imediata. Esse pedido deve ser protocolado em duas vidas e uma cópia deve ser encaminhada ao Sindicato.

Modelo:
Sr. (a) Superintendente,
Eu, ..........
Comunico minha desistência da participação no programa de transição de modelo na Atenção Primária à Saúde promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do DF.