Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 30 de setembro de 2018

Saúde e Bem-Estar 39. Para não comer X — Produtos de soja não fermentada

Domingo, 30 de setembro de 2018
Por
Aldemário Araújo Castro


SAÚDE E BEM-ESTAR. 50 textos (um a cada final de semana). Registros de uma caminhada em busca de saúde e bem-estar consistentes e duradouros. Veja todos os escritos em: http://www.aldemario.adv.br/saude.htm


Saúde e Bem-Estar 39 Para não comer  X — Produtos de soja não fermentada

PARA NÃO COMER X - PRODUTOS DE SOJA NÃO FERMENTADA


O doutor Joseph Mercola é mundialmente conhecido no campo da “medicina natural” em função de seus livros e intensa atuação profissional. O site mercola.com é considera o portal mais pesquisado na internet acerca de saúde natural. 

Mercola, no livro “Cura sem esforço”, dedica um capítulo aos alimentos reconhecidos amplamente como saudáveis mas que devem ser evitados. São eles: a) cereais integrais; b) adoçantes naturais como agave; c) produtos de soja não fermentada; d) óleo vegetal; e) a maior parte dos peixes e f) iogurte tradicional. 

O doutor Mercola destaca quatro razões principais para se evitar o consumo de soja não fermentada: a) quase toda a soja convencional é geneticamente modificada para resistir aos pesticidas (apresentam, portanto, altas incidências desses produtos); b) contém substâncias bociogênicas, que suprimem a função tireoidiana, com consideráveis efeitos negativos para a saúde; c) contém a forma vegetal do estrogênio (fitoestrogênio), associada a uma série de doenças e d) contém fitatos, que impedem a adequada absorção de minerais pelo organismo.

Na sequência, Mercola registra que a soja pode ser um alimento muito saudável. Para tanto, como é da tradição japonesa e chinesa, ela deve ser fermentada. Diz o famoso médico: “O processo de fermentação elimina muitos dos problemas da soja não fermentada que eu mencionei há pouco. O longo processo de fermentação reduz os níveis de fitatos e ‘antinutrientes’ da soja, tornando suas propriedades benéficas mais disponíveis para o sistema digestório. Além disso, a fermentação reduz de modo substancial os níveis de fitoestrogênios e aumenta o teor de proteína da soja. A soja fermentada também é uma excelente fonte de vitamina K, que desempenha um papel essencial na prevenção de osteoporose, doença cardiovascular e demência. A vitamina K também protege contra o câncer de próstata, pulmão e fígado e age em sinergia com a vitamina D a fim de manter os ossos sadios”. 

São inúmeras as recomendações relacionadas com a necessidade de se evitar o consumo de soja. O doutor Victor Sorrentino afirma: “Se for considerar a soja como alimento, ela até tem um composto de proteína bom. Isolando apenas a proteína da soja, é uma das proteínas mais completas, mas apenas isolada, o resto não serve para a gente! Tomar um shake de proteína isolada de soja, não é problema. Mas comer a soja é muito ruim. E não falo isso apenas por ser transgênica. Falo isso por outros grandes motivos” 

Flávio Passos alerta: “Sim, se você comer pequenas quantidades de produtos de soja orgânica em suas versões fermentadas, você pode colher alguns benefícios substanciais à saúde. É algo da Natureza que, quando devidamente preparado, pode ser alquimizado em algo benéfico./Entretanto, utilizar a soja como fonte de proteína primária em formas não fermentadas – como o leite de soja e tofu – a relação de equilíbrio pode ser rompida. Os perigos de soja não podem ser ignorados” (https://flaviopassos.com/o-mito-da-soja-como-alimento-saudavel). Na mesma linha, o doutor Lair Ribeiro aponta os “problemas” do consumo da soja e os estudos pertinentes (https://www.youtube.com/watch?v=irG7nNc0Nzw). 

Convém anotar que também aqui existe alguma controvérsia acerca dos malefícios da soja. Texto do Centro Vegetariano, baseado em várias referências científicas, afirma: “A soja como alimento é uma boa fonte de proteínas e pode ter efeitos benéficos sobre a saúde, reduzindo os níveis de colesterol e ajuda as mulheres na menopausa diminuindo as ‘ondas de calor’. Esta leguminosa tem características nutricionais importantes e pode fazer parte de um regime alimentar saudável e variado. Os avanços tecnológicos no processamento da soja eliminaram total ou parcialmente os anti nutrientes dos derivados da soja e as isoflavonas têm aplicações interessantes na saúde” (https://www.centrovegetariano.org/Article-601-A+controv%E9rsia+da+soja+%96+bom+ou+mau+alimento%3F.html). O mesmo texto, no trecho seguinte, consigna: “Outros efeitos são reclamados, tanto positivos como negativos, mas permanecem controversos. Este é um tema complexo que abarca na sua dinâmica questões políticas, sociais e econômicas que fazem com que se torne difícil diluir as controvérsias no caminho de uma posição clara da soja na saúde”.