Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Eleições 2018: Candidatos, mídia e sociedade.

Segunda, 17 de setembro de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

.Os meios de comunicação de massa reduzem o debate eleitoral a simples cobertura de agendas e, em alguns casos, a entrevistas com candidatos a presidente da República e Governadores. Mesmo assim, não são todos que possuem tal oportunidade. Em muitos meios, esse é um privilégio de quem está na ponta das pesquisas. 
São as mídias comunitárias, em especial as emissoras de rádio alternativas, que estão fazendo o verdadeiro debate eleitoral em 2018.

Por Chico Sant’Anna
As eleições estão ai, batendo à porta. Mas nas ruas o clima é outro. Pouca gente está empolgada, muitos desconhecem até os cargos que estão em jogo e os candidatos que estão jogando. Esse clima é fruto do momento político por que passamos, com o descrédito não apenas para com a classe política, mas principalmente para com o sistema político em que vivemos, que na visão de muitos é um jogo de cartas marcadas.
As novas regras eleitorais em vigor contribuem muito para esta realidade. A campanha foi encurtada no calendário eleitoral, o período de horário eleitoral no rádio e TV não só é mais curto, como é infinitamente menor o tempo de cada candidatura. Para ilustrar esta redução, peguemos o exemplo do Psol. Nas eleições de 2014, o candidato ao GDF dispunha de 1 minuto e 14 segundos para apresentar suas propostas. Hoje o tempo é de 9 segundos, apenas.