Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O Samba Antes do Samba — Quanto mais a gente ensina mais aprende o que ensinou. Documentário com o grande compositor baiano Roberto Mendes

Sexta, 25 de setembro de 2020





O Samba Antes do Samba é um projeto que pretende levar a um público amplo o vasto conhecimento sobre a origem do samba na Bahia e compartilhar a paixão do músico, compositor e pesquisador Roberto Mendes por sua gente, sua terra e sua cultura.
Em uma série de 3 episódios, ele passeia pela sua história e carreira e compartilha sua pesquisa que já dura mais de quatro décadas sobre o Samba e as suas variantes, em destaque as Chulas — ritmo tradicional característico das comunidades rurais do Recôncavo Baiano, considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, mantendo viva esta tradição secular. Nos vídeos, Roberto abre as portas da sua casa e apresenta em formato intimista e precioso uma contextualização histórica sobre o surgimento do ritmo na Bahia e suas variantes bem como seus primeiros contatos com mestres violeiros, cantadores e sambadeiras nas zonas rurais de Santo Amaro — BA.
O primeiro episódio visita a memória do músico quando criança, mostrando as riquezas culturais de sua terra, as festas, os sambas de roda, capoeira, maculelê, lindro amor, caretas, santa mazorra (...) e como isso contribuiu para a sua formação. Mais tarde a busca pela razão através da matemática, o primeiro trabalho, a sala de aula, a arte de ensinar e aprender ensinando, quando professor teve a oportunidade de conhecer um dos seus grandes mestres que lhe mostrou um novo jeito de abordar o violão como um instrumento percussivo.
Músicas: Dona da casa (domínio público) e Beira-mar (Roberto Mendes e Capinan)

Deleite-se

Helder Barbosa 

www.aldeianago.com.br

https://youtu.be/-1Rb1Dsg1cM