Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Políticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde

Segunda, 28 de setembro de 2020

Car@s Colegas, enfermeiras(os) do Brasil, convido você a participar da pesquisa Práticas de Enfermagem.

Nosso objetivo é compreender as práticas de Enfermagem, cenários de atuação e perfis de enfermeiros e enfermeiras do Brasil. 

Trata-se de uma iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco), e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) – realizam a pesquisa nacional “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde” (APS).

No Brasil, enfermeiros(as) da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) 

Os resultados da pesquisa pode nos apoiar: 

Revisão do marco regulatório do exercício profissional; movimentos de reformas curriculares; evidências à re(formulação) das políticas públicas da Atenção Básica à Saúde (ABS), com foco na Estratégia Saúde da Família (ESF); desenhos de agendas integradas de pesquisas nacional e internacional; sobretudo elementos as lutas históricas da Enfermagem, junto aos poderes da República Federativa do Brasil.   

A Pesquisa é composta de duas partes:

1- Questionário eletrônico (on-line) O acesso por meio do link: questionarios.unb.br/index.php/318638?lang=pt-BR ou, nos sites do Cofen (cofen.gov.br); Ecos/UnB (ecos.unb.br); Conasems (conasems.org.br); Conass (conass.org.br) e Abefaco (abefaco.org.br).

2- Entrevistas a ser realidades nas UBS/ESF

Somente enfermeiros(as) da APS e/ou Estratégia Saúde da Família (ESF) com experiência de três anos ou mais na área estão convidados a participar 

Dúvidas, favor enviar e-mail para ecos@unb.br .

Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Darcy Ribeiro, s/n – Gleba FS/FM,

Sala CT 77/12, Asa Norte, Brasília – Brasil. CEP: 70.910-900.

Site: ecos.unb.br   Instagram: @ecos.fs   Facebook: @ecosunb   YouTube: Laboratório ECoS