Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 25 de dezembro de 2021

Américas tem 100 milhões de infectados com Covid, e casos sobem com Ômicron

Sábado, 23 de dezembro de 2021

Opas/Argentina
Bolívia relatou um aumento acentuado em contaminações, assim como Argentina e Equador

ONU News
dezembro 2021

América do Norte notificou 36% a mais de contaminações na última semana; centro e sul do subcontinente têm tendência de queda; Ômicron já foi encontrada em 19 localidades; meta de 40% de vacinação em toda a região deve ocorrer até dia 31.

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, a região das Américas já ultrapassou 100 milhões de casos de Covid-19.

Os números são puxados pela América do Norte, onde o aumento foi de 36% na semana passada. Em partes da América do Sul e da América Central, a tendência é de queda. 
ONU News
A OMS está pedindo aos países que acelerem as vacinas, especialmente com a circulação da variante Omicron

Variações

Nos países sul-americanos, houve uma baixa de casos em 10,7% com queda de 6,3% nas mortes. No entanto, a Bolívia relatou um aumento acentuado em contaminações, assim como Argentina e Equador.

A América Central teve redução de 10,8% em novas notificações.

No Caribe, as infecções subiram em 16%. Trinidad e Tobago continua somando novos casos. Em Barbados e nas Ilhas Cayman, após um pico, o número de infecções baixou.

Ômicron

Segundo a Opas, a variante Ômicron já foi encontrada em 19 países e territórios americanos. A agência recomenda vacinação e medidas de saúde pública para reduzir o risco de exposição ao coronavírus e interromper a transmissão. 

Isso inclui usar máscaras, manter distanciamento, lavar as mãos com frequência e evitar espaços lotados, especialmente em ambientes fechados. Segundo a diretora da Opas, Carissa Etienne, as medidas são eficazes contra todas as variantes, incluindo o Ômicron. 

Por isso, ela afirma que os países devem manter as boas práticas para limitar a circulação do vírus e ajustar de acordo com os riscos de transmissão locais.
Vacina

De acordo com a Opas, mais de 868 milhões de doses foram administradas na América Latina e no Caribe. 
Até o momento, 57,3% da população completou a vacinação contra a Covid-19.

A Opas estima que a maioria dos países da região terá alcançado ou ultrapassado a meta da OMS de vacinar 40% de suas populações até o final de 2021. 

No entanto, Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas, Guatemala, Santa Lúcia, e Granada podem não atingir a marca.

Até o momento, mais de 75 milhões de doses de vacinas foram entregues a 33 países da região por meio do mecanismo Covax, incluindo 22 milhões de doses doadas. 

O Fundo Rotativo da agência cuidou da logística e está trabalhando com os países para comprar vacinas diretamente dos fabricantes.