Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

NOTA DE REPÚDIO ÀS AGRESSÕES OCORRIDAS CONTRA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO HRG; LUTE COMO UMA ENFERMEIRA!

Segunda, 20 de dezembro de 2021
Foto Taciano Carvalho/ Arquivo Blog Gama Livre

Antes do Blog Gama Livre publicar a Nota de repúdio do FComGama —Fórum Comunitário e de Entidades do Gama— às agressões ocorridas contra profissional de enfermagem no HRG", informamos sobre o ato ocorrido nesta segunda-feira, hoje (20/12) às 10 horas, no Hospital Regional do Gama, DF.

O ato contou com a presença do pessoal da enfermagem que trabalha no HRG, mas também com o apoio e presença de servidores de outras categorias que atuam no hospital. 
 
Contou o ato também com a presença de representantes das entidades de classe da Enfermagem (SindEnfermeiro, que organizou o ato; Associação Brasileira de Enfermagem Seção Distrito Federal —ABEn-DF  e Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal —COREN DF). Presente também ao ato, a Comissão de Saúde da OAB, na pessoa da Dra, Alexandra, Comissão de Direitos Humanos da CLDF e ainda coletivos dos movimentos sociais, como a Coletiva SUS e a Resistência Feminista, além de representação do Conselho Regional de Saúde do Gama. A equipe aderiu ao ato, todos muito revoltados e em postura coletiva de denúncia à agressão praticada pelo médico Giuliano Trombetta, em solidariedade à enfermeira Ana Paula.

Imagens do ato desta segunda (20/12/2021) no HRG. As quatro fotos seguintes são de Marcelo Tobias.





==========

Clique na imagem abaixo, ou no link em azul, e você será levado ao vídeo da reportagem do DFTV1 desta segunda (20/12) sobre o ato no HRG.


A seguir o Blog Gama Livre reproduz a Nota de Repúdio divulgada hoje pelo FComGama —Fórum Comunitário e de Entidades do Gama.


NOTA DE REPÚDIO ÀS AGRESSÕES OCORRIDAS CONTRA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO HRG

A comunidade do Gama repudia veementemente as agressões verbal e física sofridas por uma enfermeira do Hospital Regional do Gama (HRG), durante o exercício do cuidado beira leito de um paciente, no dia 16 de dezembro de 2021.

Estando submetida à sobrecarga de trabalho decorrente do subdimensionamento de pessoal, em um cenário em que cada profissional de enfermagem precisa se desdobrar de forma adoecedora para dar conta da demanda de pacientes, a enfermeira —ao buscar otimizar o processo de trabalho a partir do diálogo entre a equipe— foi xingada e agredida fisicamente, humilhada diante de várias testemunhas por um médico. No último período, a enfermagem tem denunciado com frequência casos de agressão e assédio de diversas naturezas, uma reação à realidade que, infelizmente, perpassa historicamente a categoria. 

A enfermagem é uma categoria com 84% de seu contingente formado por mulheres e, historicamente, evolui na ciência e autonomia da profissão através da atuação dessas profissionais na assistência, gestão, docência e política, tanto na rede pública quanto privada de saúde, sendo fundamental no funcionamento de serviços e na formação de novos profissionais. Contudo, mesmo sendo indispensável no cuidado à população, a enfermagem é constantemente vítima de violência, uma prática que assume cunho machista em razão da composição da categoria; desvalorização e desrespeito. 

Sendo uma profissão científica e autônoma, que não estabelece com nenhuma outra categoria profissional qualquer relação de subalternidade, a enfermagem batalha diariamente nos locais de trabalho pela qualidade do cuidado em saúde e pelo respeito e valorização a profissionais que se dedicam ao trabalho e ao aprimoramento de sua prática profissional, mesmo diante da ausência de direitos básicos —como piso salarial e jornada mínima de trabalho.

Enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem são submetidas a muitas situações deletérias em razão do seu contexto de trabalho, é inadmissível que a isto esteja acrescida a violência direta por qualquer outra pessoa, sobretudo quando carregada de machismo. A comunidade do Gama reconhece o trabalho e o valor dessa categoria e está junto da enfermagem para que situações como essa sejam denunciadas, punidas e combatidas. 

Apoiaremos a categoria de enfermagem na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro, em ato de repúdio e denúncia à violência sofrida pela categoria e de apoio à enfermeira agredida no exercício de seu trabalho, que ocorrerá às 10 horas, no HRG. Para isso, convocamos toda a comunidade! 

Lute como uma enfermeira!


*FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA*