Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 30 de junho de 2022

E-voto vem aí

Quinta, 30 de junho de 2022

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

No mundo, oito países já operam integralmente ou parcialmente com o voto eletrônico via Internet – denominado e-voto, i-voto, voto remoto ou voto on-line. Nesses locais, a ciber votação pode ser para todos os eleitores ou apenas para alguns agrupamentos eleitorais, segundo informa o Instituto Internacional para Democracia e Assessoria Eleitoral (Idea), com sede em Stockholm.

Por Chico Sant’Anna
Os brasileiros residentes no Exterior poderão ser os primeiros eleitores a votarem pela Internet. Mas não agora, em 2022. A ideia seria para 2026. Com isso, o universo de eleitores além mar poderia setuplicar, passando dos atuais 603 mil para mais de quatro milhões. A possibilidade foi anunciada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, desembargador Roberval Belinati. O TRE-DF é o responsável pela organização e tabulação dos votos das seções eleitorais localizadas no Exterior e a proposta do e-voto já foi formulada por Belinati à área técnica da Justiça Eleitoral.

Em seminário aos jornalistas de Brasília, Belinatti informou que atualmente já há tecnologia suficiente e segura para realizar eleições via internet. Citou a própria Associação Brasileira de Magistrados. Maior entidade representativa de juízes do mundo, segundo ele. “Em nossas eleições, as pessoas podem votar em qualquer parte do país ou até do Exterior. Vota-se do Japão, da Rússia, dos Estados Unidos” – exemplificou. Pela proposta, o eleitor se valeria do seu próprio computador ou tablet, ou ainda, eventualmente, um aplicativo no celular.