Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Partidos pedem que MPDFT investigue sucateamento do metrô

Quarta, 14 de fevereiro de 2024

Seis partidos políticos requerem do Ministério Púbico que apure o que eles denominam de sucateamento do sistema de transporte metropolitano do DF. Psol, PT, Rede, PCdoB, PSB e PDT afirmam que está em curso um processo de intensificar o sucateamento do metrô para depois vendê-lo por preço baixo.

Por Chico Sant’Anna

Explosões, incêndios, falhas no sistema… a situação do Metrô do DF fez com que seis partidos que formam o Fórum Permanente de Oposição dessem entrada com representação junto ao Ministério Público do Distrito (MPDFT), solicitando a abertura de investigação sobre a ausência de investimento do Governo do Distrito Federal no Metrô-DF. Pedem que seja apurada a responsabilidade dos gestores do Distrito Federal na correta aplicação das verbas pública disponíveis. A avaliação é que a falta de investimentos contribui “para a deterioração, sucateamento e má qualidade da prestação de serviço de grande relevância a população do DF”. Para o Fórum, compete ao MPDFT a defesa da Constituição, protegendo os direitos e garantias, inclusive o direito ao transporte e mobilidade urbana.

Leia também:

Psol, PT, Rede, PCdoB, PDT e PSB apontam na representação que embora o GDF tenha a responsabilidade legal de investir e alocar recursos públicos, visando garantir a continuidade, eficiência e qualidade dos serviços; vem reduzindo drasticamente os investimentos efetivamente realizados para a manutenção e modernização do Metrô da Capital Federal. Na avaliação dessas entidades, o GDF “está incontroversamente gerando o sucateamento da prestação do serviço de transporte”.