Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Empresa escolhida para fornecer refeições em hospitais do DF fraudou atestado

Quarta, 27 de julho de 2016
Do Metrópoles

Por Lilian Tahan, Maria Eugênia e Mirelle Pinheiro

Um dos documentos apresentados pela Nutrindus para se habilitar na concorrência do GDF tem graves indícios de adulteração. O caso é investigado pela Delegacia de Defraudações do Maranhão

A empresa que ganhou oito dos 13 lotes para fornecer refeições aos hospitais públicos do Distrito Federal apresentou atestado de capacidade técnica falso ao GDF. A Nutrindus Alimentos Ltda. forjou a assinatura da diretora de uma empresa para a qual presta serviço no Maranhão com a intenção de provar que tinha condições de atender ao governo da capital federal no volume exigido pelo edital. A fraude grosseira contamina uma das maiores licitações recentes do Executivo, estimada em R$ 300 milhões e tratada pelo próprio governador Rodrigo Rollemberg (PSB) como uma medida de economia e de legalidade.

Há 13 anos, não havia licitação para o fornecimento de alimentação na rede pública do DF. Há oito anos, os contratos vinham sendo renovados de maneira emergencial, o que motivou diversas recomendações por parte dos órgãos de controle. Amparados por essa circunstância da fragilidade legal, o governo resolveu abrir o pregão eletrônico. Participaram da licitação 18 empresas. Três foram habilitadas para o fornecimento, repartido em 13 lotes. A Nutrindus amealhou a maior fatia, o equivalente a 567.980 refeições por mês, entre desejum, almoço, lanche, jantar e ceia. Isso representa 60% do que é consumido por servidores, pacientes e acompanhantes.

Leia a íntegra no Metrópoles