Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mais de 5 mil trocas de livros em um mês

Sexta 29 de julho de 2016
Do Portal Gama Cidadão
Festival Banca de Poetas terá fechamento especial, com festa de São João
Nesta sexta-feira 29/07, será o fechamento do Festival Banca de Poetas, com uma grande festa de São João Livro, no Gama, de 8h às 20h, gratuito e aberto ao público (censura livre). O projeto passou por cinco cidades do DF e contou com a presença nomes importantes, como:Frei Beto e Leonardo Boff. Além de todas as atrações literárias e poéticas, a última edição terá o shows para animar a festa. Serão quatro atrações: a dupla Ivan Salles e Junior; Nathália Cavalcante (Sertanejo); Chico Nogueira e a Cia Mambrincante.

Literatura, poesia, teatro literário e outras prosas. O Festival Banca de Poetas é um verdadeiro banho cultural, que preza pela democracia da criação artística. Imagine um varal com livros e textos selecionados e outros feitos ali mesmo e, para incrementar, uma interpretação teatral da literatura a céu aberto. Este é o presente que o Festival Banca de Poetas irá levar para a população do DF. Lembrando que todo o acervo está disponível para trocas. No picadeiro da Banca de Poetas o livro é o elemento cênico principal, e a troca de saberes se da a partir do livro.

ORIGEM   
Era pura poesia ver como executivos, mendigos, pessoas de todas as classes e gêneros dividiam o mesmo espaço para contemplar um varal de poesia no meio do Setor Comercial Sul, em 2001. Foi assim que nasceu o projeto, todos que por ali passaram, certamente, irão se lembrar da figura emblemática do artista José Garcia Caianno e sua Banca de Poetas. ¨Sua¨, não é o pronome mais justo, para o nobre poeta, ¨a Banca é de todos¨, afirma Caianno.
ATRAÇÕES, TROCAS e LEGADO
O Teatro Literário com os grupos Mambembrincantes e Pilombetagem, certamente é um dos diferenciais deste projeto, ¨a dramatização da literatura pode conquistar novos leitores, principalmente, aqueles que dizem que não gostam de leitura, pois aprenderam uma nova forma de ler e amar os livros¨, contou Caianno. Todos que visitarem o estande, também terão contato com acervo e trocar livros, ainda assistirão a recitais e dramatizações.  

Brasília e mais cinco cidades satélites receberão o projeto, que agora ganha status de ¨festival¨. Além de espaços públicos a Banca de Poetas agora irá habitar Escolas Públicas e Centros de Reintegração de Adolescentes, ¨por onde passarmos vamos deixar uma mini biblioteca e um dia marcado por arte e boas histórias, contou Caianno, com brilho nos olhos em deixar um legado.  
A BANCA e O PROJETO
No Festival Banca de Poetas, o livro e a questão da leitura estão inseparáveis da questão da qualificação do leitor, fazendo um convite à reflexão de que ler, entendendo o que se lê, não é uma análise meramente técnica, mas lúdica, reflexiva, inusitada e democrática, o que também valida sua integração ao Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas.
O Festival Banca de Poetas, fomentado pelo FAC, conforme edital nº 5/2014, configura-se como uma biblioteca pública itinerante que estimula o hábito de leitura por meio do Teatro Literário que extrapola conhecimentos curriculares, respeitando a capacidade cognitiva de crianças e jovens e oportunizando o desenvolvimento da imaginação criativa.
A Banca de Poetas tem o formato de arte urbana visual e verbal ao dispor de uma instalação cenográfica/picadeiro que contrasta o rústico/pesado dos objetos de madeira, conhecidos por bobinas e carretéis, que formam torres em elevação nas quais comportam livros, com a leveza/suavidade do bambu, que forma estantes para livros e pilares de sustentação do cenário, e das cores vibrantes dos tecidos de chita que permitem uma curiosa e envolvente plástica cênica.
Nosso objetivo é fortalecer as cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura como fator relevante para o desenvolvimento da produção e difusão intelectual, o acesso aos bens culturais, a democratização do livro e a promoção da cidadania plena que requer o combate à iliteracia. Insere-se nas políticas públicas referentes à redução de danos na habilitação da criança e do adolescente no convívio social. Precisa realizar essa atividade nas seguintes cidades: Estrutural, Gama, Brasília, Varjão, Itapoã, Ceilândia.

O POETA
José Gomes Garcia (nome artístico José Garcia Caianno) nasceu em 14 de novembro de 1954 à margem esquerda, para quem sobe as águas do rio Paranaíba-GO. Teve seu primeiro contato com a poesia aos sete anos quando viu um recital na escola. A partir daí, adotou-a como forma de libertação. Em 1972, mudou-se para Taguatinga-DF onde iniciou uma carreira de produção ligada aos conjuntos de baile da época, ingressando no movimento independente. Produziu em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia. Ultimamente, viaja pelo país participando de encontros literários, seminários e ocupando todos os espaços onde a poesia é convidada, bem como, tomando de assalto lugares onde não a querem. Participou de várias oficinas e seminários na área do cinema, teatro e vídeo. Como ator participou de várias montagens teatrais como A lenda do Piui (infantil, direção de Guilherme Barcellos), Frei Tito: vida, paixão e morte (direção de B. de Paiva). Tem dois projetos de vídeo em andamento e escreve nova peça teatral sobre um dos fundadores da UnB. É gestor da Casa de Cultura Itinerante Banca de Poetas.

PROGRAMAÇÃO
Horário - 8h às 20h (todos no mesmo horário)
Gama: 29 de julho 
             Área Especial quadra 05 conjunto A Setor Sul do Gama – DF
             (ao lado do 9º Batalhão de Polícia Militar)