Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

QUESTIONAMENTOS SOBRE O POSTO DE SAÚDE Nº8 DO GAMA

Segunda, 14 de dezembro de 2020

Por Juan Ricthelly*

O Posto de Saúde nº8 talvez tenha sido a pauta política mais polêmica do ano de 2020 na cidade do Gama, reacendendo um importante debate, onde houve vários posicionamentos contrários e a favor, à proposta do Governo, que tem o apoio do Deputado Daniel Donizet.

Muitas coisas foram ditas por autoridades do mesmo governo, mas nada coincidiu, escrevemos esse texto para demonstrar o que foi dito, e por fim, questionar o que será do Posto de Saúde nº8.

O governador Ibaneis Rocha falou em PPP, o Deputado Daniel Donizet falou em “Adote uma Praça”, a Administradora Regional do Gama disse que já existe projeto e recurso, a Secretaria de Saúde disse que não existe nada definido... Afinal, quem disse a verdade?

Analisemos o que foi dito por cada uma dessas autoridades e deixemos maiores considerações para o final do texto.


IBANEIS ROCHA (Governador do Distrito Federal)

“A questão do Posto 8 vai ser resolvida através de uma Parceria Público Privada (PPP) também.

Como o hospital está ali em frente, o hospital quer fazer um estacionamento ali, e vai construir o posto em outro local, para entregar a comunidade.”

Ibaneis Rocha

27/10/2020

Fonte: https://www.facebook.com/deputadodanieldonizet/videos/2699485523623273/


DEPUTADO DANIEL DONIZET (Autoproclamado deputado do Gama)

“A atual área do Posto não tem condições de passar por reforma, por problemas judiciais. Então a ideia é demolir a edificação e transformar a área em um estacionamento público, cuja manutenção ficará sob a responsabilidade do Hospital Maria Auxiliadora, por meio de um programa chamado "Adote uma Praça".”

Daniel Donizet

10/11/2020

Fonte: https://www.facebook.com/239451279837280/posts/1046779775771089/


JOSEANE FEITOSA (Administradora Regional do Gama)

A VOZ DO GAMA: Mas o questionamento que fica é o seguinte:

Já tem verba? Para a construção desse novo Posto que estão querendo fazer?


JOSEANE FEITOSA: Tem sim Paulinho! A Secretaria de Saúde também vem trabalhando firme nessa questão. O governador quanto à questão de saúde é prioridade, o Deputado Daniel Donizet já colocou recurso, a planta já está pronta, então projeto já existe, do Posto de Saúde, e agora é realizar uma licitação para que o nosso posto de Saúde seja totalmente executado [...]

28/11/2020

Fonte: http://98fmgama.com.br/agora-o-gama-tem-voz/


SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL

Ao ser questionada pela Rede Globo que fez uma matéria no dia 30/11/2020 para o Bom dia DF e DFTV 1ª Edição, a Secretaria de Saúde primeiramente informou que não sabia sobre nenhum projeto para estacionamento no local, e num segundo momento disse que enquanto a obra não fora finalizada, os atendimentos seguirão sendo realizados por três equipes de estratégia da saúde da família, que atendem no Estádio Bezerrão e na UBS 13.

Fonte: https://globoplay.globo.com/v/9062971/ DFTV 1ª Ed. 30/11/2020


QUESTIONAMENTOS e CONSIDERAÇÕES


É nítido o desencontro de informações entre autoridades que são do mesmo governo, mas parecem não se entender muito bem sobre a questão.

O fato é que parece não existir nada concreto, a não ser a vontade política de beneficiar um hospital privado.

Vai ser uma PPP ou o “Adote uma Praça”?

Não existe nenhum projeto ou já existe planta e recursos destinados?

Se o novo posto de saúde seria construído com recursos do Hospital Maria Auxiliadora (Santa Lúcia), como assim já existe recurso público destinado por um deputado? O recurso vai ser público ou privado?

Se já existe uma planta e um projeto, onde os mesmos podem ser consultados pela população? Quem elaborou esse projeto?

Se é o hospital privado que vai construir com recursos privados o novo posto de saúde, qual a necessidade uma licitação?

Quais são os problemas judiciais que impedem a reforma, mas não a demolição e a construção de um estacionamento no local? Qual o número do processo? Onde ele se encontra?

O Hospital Santa Lúcia da Asa Sul, tem um estacionamento privado, que em algum momento já foi público, lembrando que todos os hospitais privados daquela área cobram estacionamento de seus clientes, o que impediria daqui alguns anos o estacionamento que daria lugar ao Posto nº8 ser convertido em privado?

Hoje nós estamos lutando pela reforma de um posto de saúde, mas caso ele vire um estacionamento, é bem possível que daqui alguns estejamos lutando para que o estacionamento permaneça público, e seguramente haverá pessoas e políticos defendendo que o hospital possa cobrar pelo estacionamento, não se iludam.

Em 2021 vamos seguir lutando contra essa ideia.

REFORMA JÁ! ESTACIONAMENTO NÃO!

--------------

*Juan Ricthelly  é advogado, ambientalista militante, coordenador do Gama Verde e coordenador da Mesa Moderadora do Fórum Comunitário do Gama.