Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 31 de janeiro de 2021

Com 7.500 registros, Brasil tem semana com mais mortes pela covid-19 em 2021

Domingo, 31 de janeiro de 2021

Números computados nos últimos sete dias só foram superados em julho de 2020, quando pandemia estava em ascendência

Mortes pela covi-19 no país alcança piores registros da pandemia em 2020 - Semop

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
  

Janeiro chega ao fim e com ele a semana com mais mortes pela covid-19 até o momento em 2021. Com 7.500 registros, o total de óbitos nesta semana epidemiológica só foi superado entre os dias 19 e 25 de julho de 2020, quando foram registrados 7.714 óbitos. Os dados são do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

Ainda segundo a Conass, o Brasil registrou 1.279 mortes e 58.462 novas infecções nas últimas 24 horas. Está em 9.176.975 o número de brasileiros que adquiriram o novo coronavírus ao longo da pandemia, que segue em movimento acelerado em todas as regiões do país. Já o número total de mortes alcança um total de 223.945 registros.


Os dados alarmantes divulgados neste sábado (30) chegam um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  receber o pedido de registro definitivo da vacina Oxford/AstraZeneca ,produzida pela Universidade Oxford e pela farmacêutica britânica AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O registro definitivo é diferente da autorização de uso emergencial, que já foi obtida pelo consórcio. O processo de avaliação pode chegar a 60 dias.

Ao todo, a Fiocruz  já entregou 2 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca, que foram importadas da Índia. A fundação aguarda agora a chegada de lotes de insumos para a produção de novos lotes.  A perspectiva da Fiocruz é que até julho deste ano sejam fabricadas 100,4 milhões de doses.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.


Edição: Leandro Melito