Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Vídeo: Estaria o Congresso Nacional sob ataque aéreo?

Terça, 19 de janeiro de 2021

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

O malabarismo, seja num avião verdadeiro ou num aeromodelo, implicaria em atravessar as duas torres abaixo da passarela de interligação do Anexo I. Portanto, entre o solo e a altura máxima de 50 metros e numa travessia, cuja a primeira metade lembra um funil. Só depois do centro é que ele reabre. “Tarefa possível – informa um piloto consultado -, mas apenas para um experiente profissional de acrobacia.

Por Chico Sant’Anna

Três pequenos vídeos que circulam pelas redes sociais mostram um avião caça passando pelo vão das torres do Congresso Nacional. O denominado Anexo I possui 28 andares, 100 metros de altura. Uma das torres pertence à Câmara dos Deputados e a outra ao Senado Federal. A primeira vista, parecem ser manobras do BR F 39 Gripen, comprado pela Força Aérea, na Suécia, ainda no governo de Dilma Roussef. O primeiro exemplar já está em teste no Brasil. As cenas chamam atenção pela suposta ousadia do piloto e pela simbologia da mensagem que poderia estar embutida nos vídeos.

Não há como não associar as imagens do vídeo às cenas do Word Trade Center, em 11 de setembro de 2001.  Além disso, as imagens passaram a circular concomitantemente às declarações do presidente Jair Bolsonaro de que que as Forças Armadas são as responsáveis por decidir se há democracia ou ditadura em um País.

Leituras políticas à parte, os vídeos suscitaram uma série de dúvidas.

Seria possível um caça passar por ali?

Leia a íntegra