Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Ministério Público do DF conclui vistorias em cozinhas industriais de hospitais da rede pública

Sexta, 16 de setembro de 2022

As duas fotos a seguir são da cozinha industrial do HRG

"Teto com fortes sinais de infiltração. Elevado fator de risco de contaminação e formação de ambiente insalubre aos funcionários." Foto constante no relatório do MPDF sobre a cozinha industrial do HRG

Por baixo dessa porta da cozinha industrial do HRG passa até boiada? Segundo o relatório do MPDF, "A porta final da cozinha, que dá contato com o ambiente externo estava em péssimas condições, com buraco enorme e sem possibilidade de impedir o ingresso de pragas e animais."


No HRG —Hospital Regional do Gama—, segundo relatório do MPDF, "A estrutura geral da cozinha é muito ruim e as condições de limpeza e higiene apresentavam, no momento da inspeção, parâmetros inadequados."  

No dia da Inspeção no HRG a Segurança Predial criou dificuldades para o ingresso da equipe do MPDF. O que estavam tentando esconder? É a pergunta que não quer calar.  Segundo o relatório do MP, a equipe  presenciou comunicação via rádio para anunciar a chegada, mesmo após terem solicitado não avisar a cozinha por ser uma abordagem sem aviso prévio. 
------------------


A seguir, o texto da matéria do site do MPDFT sobre as vistorias em cozinhas industriais de hospitais da rede pública:

Informações serão reunidas em relatórios sobre cada uma das unidades de saúde

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) concluiu as inspeções nas cozinhas industriais dos hospitais da rede pública do Distrito Federal. Além dos 11 hospitais regionais, também foram vistoriados o Hospital de Base, o Hospital Materno-Infantil e o Hospital da Criança. Serão elaborados relatórios detalhados sobre a situação de cada unidade, que servirão de base para a abertura de procedimentos que acompanharão a correção das falhas encontradas.

A Prosus cobrará a elaboração de planejamento estratégico para corrigir problemas estruturais, como falhas em instalações elétricas e hidráulicas. A Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa) também foi oficiada para que faça as intervenções necessárias para a regularização de todas as cozinhas.

Um dos casos mais graves encontrados durante as inspeções é o do Hospital Regional de Planaltina (HRP). As instalações elétricas são precárias e há infiltrações no teto. Não há sistema de controle de temperatura nem ventilação adequada. O exaustor não funciona, o que torna a temperatura no interior da cozinha muito alta e dificulta o trabalho dos funcionários. O piso também precisa de reparos urgentes.

As vistorias foram realizadas com base em critérios técnicos definidos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Clique para acessar os relatórios já elaborados: