Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A notícia desmoraliza governo virtual

Há uma enorme diferença entre governo virtual e governo real. No virtual, naquele que aparece nas propagandas diárias nas TVs e nos jornais, e que consomem milhões e milhões de reais, tudo vai bem, estaríamos chegando quase ao ponto ideal. São hospitais equipados, quadro de pessoal satisfatório e qualificado, remédios sendo distribuídos. E a segurança pública também funcionando bem, carros de polícia nas ruas, postos policiais eficientes e coisas assim.

Se no governo virtual as coisas são belas, no real a situação é crítica. Propaganda cantando as realizações do governo do Distrito Fedeal na área de segurança, mas entra o programa jornalístico DFTV da TV Globo de hoje. Notícia, não propaganda: mais de 300 veículos da PM que deveriam estar nas ruas, no policiamento, na proteção  ao  cidadão, estão parados. Segundo a reportagem há 79 carros novinhos parados no pátio. Existem também 273 (isso mesmo, 273) motos zero quilômetro que jamais saíram para o policiamento.

A explicação para isso é que as motos ainda precisam ser emplacadas. A explicação dada pela PM é que já estaria concluída a licitação para o licenciamento das motos e que elas devem estar em operações em duas semanas. Como se diz no jargão militar, principalmente nas esferas mais altas da hierarquia, “explica, mas não justifica”. Espera-se que o atendimento dos policiais quando estiverem com essas motos não seja tão diligente quanto esse processo de licenciamento. Se for, coitada da comunidade.

Segundo ainda a reportagem do DFTV, fonte de uma entidade de policiais militares denuncia também que não são apenas esses 300 veículos. Existiriam mais outros 150 carros "sem manutenção, parados por todas as unidade". Caso a informação seja verdadeira, o cidadão está deixando de contar com o policiamento de cerca de 450 veículos de patrulhamento.

E as propagandas mostrando as farmácias da secretaria da Saúde? Na propaganda não falta remédio. Entra o jornal da Band das 12h45 de hoje e mostra o drama de uma mulher que não recebe da Secretaria de Saúde do DF o remédio indispensável para sua saúde, mesmo amparada por uma determinação da Justiça. É, governo virtual é diferente, muito diferente do governo real.