Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Bolívia extradita ex-militar argentino da ditadura

Segunda, 26 de dezembro de 2011
Agência Estado
A Bolívia extraditou hoje o ex-militar Luis Enrique Baraldini, procurado por violações de direitos humanos na Argentina, informaram autoridades, depois de anunciarem sua prisão. Baraldini, ligado a crimes cometidos durante a "Guerra Suja" nas décadas de 1970 e 1980, "foi entregue às autoridades argentinas em Bermejo", na fronteira entre os dois países, de acordo com o ministro do interior boliviano, Wilfredo Chávez. Ele falou à France Presse, mas se recusou a dar mais detalhes, mencionando questões de segurança.

Baraldini foi preço na capital econômica da Bolívia, Santa Cruz, onde supostamente vivia com o nome falso de Marco Antonio Aponte há seis anos. A Argentina ofereceu recompensa de US$ 23 mil por qualquer informação que levasse à prisão de Baraldini.
O Ministério de Justiça e Direitos Humanos da Argentina relacionou Baraldini a violações cometidas sob o comando do general Guillermo Suarez Mason, acusado de ordenar a morte de milhares de dissidentes durante a ditadura militar da Argentina, de 1976 a 1983. Cerca de 30 mil pessoas morreram durante a chamada Guerra Suja, uma campanha brutal da ditadura argentina contra os dissidentes de esquerda, segundo grupos de direitos humanos. As informações são da Dow Jones. 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Comentário do Gama Livre: Os violadores dos direitos humanos durante a ditadura no Brasil não serão extraditados de outros países. Eles vivem no seu próprio país. Estão tranquilos e serenos, e sem problemas de terem de pagar algum crime. Afinal, aqui é Brasil, o país da impunidade.