Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Guilherme Estrella, considerado pai do pré-sal (ele detesta isso), em entrevista competente e independente: ‘A Petrobras deveria ter sido CONTRATADA DIRETAMENTE pelo Estado para explorar Libra’.

Quarta, 30 de outubro de 2013
Helio Fernandes
Tribuna da Imprensa

Antes de mais nada, os royalties obrigatórios. Essa entrevista foi concedida pelo ex-diretor de Produção da Petrobras à repórter Eleonora de Lucena, diretora-executiva da Folha. Publicada em página inteira pelo jornal anteontem.

Entendi que quanto mais fosse retumbada a palavra de um geólogo tão respeitado, melhor para o país. E como Eleonora de Lucena fez entrevista, e não biografia, não precisei pedir autorização.

Li e reli a entrevista antes da repórter transformá-la em biografia. E selecionei dez pontos que facilitam o conhecimento. Observação minha, nesta matéria, apenas o fato estranho: “Por que Dona Dilma fez tudo sem ouvir, rápido que fosse, um estrategista como Guilherme Estrella?”
Tudo, a partir de agora (mesmo sem aspas), afirmações de Guilherme Estrella. A entrevista deveria ser distribuída pelo Brasil inteiro, começando na escola primária, até as universidades. E lida por todos.

DEZ ITENS
Selecionei dez itens dessa grande entrevista, para facilidade:


1 – No mundo atual, apenas proteger a tecnologia não é o objetivo das grandes petrolíferas. O esforço maior: garantir a condução das operações, para permitir a inovação contínua.

2 – As reservas de Libra são estratégicas. E o Estado deveria ter contratado a Petrobras para operá-las cem por cento, foi a empresa que descobriu as reservas.

3 – As grandes empresas petrolíferas mundiais representam e defendem os interesses dos seus países. A Petrobras deveria ter o mesmo objetivo e o mesmo direito.

4 – Estrella, como diretor de Produção da Petrobrás no governo Lula, sempre defendeu a participação total e exclusiva da empresa, em todos os setores. Mapeou a megarreserva do pré-sal que foi a leilão, mas fez resistências à forma da partilha.

5 – Não esconde e até alerta. Existirão problemas no próprio consórcio que vai extrair o petróleo. Libra deveria ser operada sozinha pela Petrobras. Foi ela que descobriu as reservas, mapeou a estrutura de Libra, perfurou os poços descobridores. Como empresa controlada pelo Estado, a Petrobras deveria ter sido contratada diretamente.

6 – Energia é fator crítico da soberania e do desenvolvimento de qualquer país. Há, portanto, um potencial conflito de interesses  geopolíticos. Absolutamente inerentes à presença de estrangeiros numa gigantesca reserva petrolífera como é Libra. Se vai eclodir, não sei. Mas que está lá, está.

7 – Minhas críticas se concentram no aspecto estratégico. Trata-se de gigantesco volume de petróleo, agora compartilhado com sócios que representam interesses estrangeiros, de potências estrangeiras. Nesse alinhamento com o posicionamento geopolítico de potências, um país emergente da importância do Brasil não tem a menor garantia.

8 – Não conheço a racionalidade econômico-financeira que levou aos 41,65% do petróleo, a ser entregue ao Brasil. Fantástico! Como geólogo, não entendo como chegaram a essa precisão! Acusar de xenófobos aqueles que defendem esta posição é injusto, equivocado e apequena a dimensão estratégica do assunto,

9 – O caráter estratégico das reservas petrolíferas é inquestionável. Não se invadem e ocupam militarmente países soberanos em qualquer lugar do planeta. Mas as grandes reservas de óleo e gás natural são diferentes. O pessoal do Iraque, da Argélia, da Nigéria, da Líbia, do Egito, sabe disso na pele.

10 – As monarquias medievais, absolutistas e repressoras da Península Arábica são mantidas pelos mesmos motivos. Assegurar reservas de petróleo e gás natural às grandes potências hegemônicas ocidentais.

(Tudo isso dito por um homem que, além de diretor de Produção da Petrobras, é “petrobrasista” desde sempre. Teve que se aposentar por ter completado 70 anos em 2012. Estive com ele apenas uma vez, na sede da Aepet. Ele diretor da empresa na Avenida Chile, a Aepet logo na esquina. E eu, sem ser engenheiro, tinha “passaporte” para frequentar. E dava entrevistas gravadas, que a Aepet distribuía para o Brasil todo, não podia para o Rio e São Paulo. Nos tempos gloriosos da presidência de Fernando Fortes, não confundir com Fernando Siqueira),

PS – A Aepet publicava essas matérias sobre a Petrobras em mais de 300 repetidoras pequenas, no interior, não havia dinheiro para voos mais altos.

PS2 – Por que eu, sem qualquer remuneração? Por ser sempre “petrobrasista” público e assumido.

PS3 – Ocupando esse espaço de satélite, UHF, da forma que fosse possível.