Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A decepção da partilha do Campo de Libra “desenterrou” a corrupção de “DOAÇÃO” da Vale. Agora, Dona Dilma mente, apela para a X-E-N-O-F-O-B-I-A

Segunda, 28 de outubro de 2013

Helio Fernandes
Tribuna da Imprensa
 
Num debate, a concordância não é indispensável, ou não seria debate, e sim perda de tempo, desperdício. Necessário é o conhecimento, a sinceridade, a isenção.

Qualquer um pode errar ou acertar, sem que seja culpado de apoiar ou recusar crimes de lesa-pátria. Desde que esteja munido de fervor pelo interesse nacional, e não da vontade de atacar ou defender pessoas.

Mesmo porque, alguns, quase todos que estiveram, estão ou estarão (pelo menos rondam esse poder) são indefensáveis. Muitos porque não ligam para o interesse do país ou do povo. Outros, porque adoram exibir títulos, mas não percebem que esses títulos só serviram para favorecer os estrangeiros. E multinacionais globalizantes se apoderam das nossas riquezas.

DONA DILMA E FHC
Assombrada com a própria popularidade (?) que aparece nas pesquisas vinculadas ao “toma lá, dá cá” administrativo, Dona Dilma se exalta. E como tem a vantagem de “governar” pela televisão,  vai dizendo o que lhe interessa, mesmo que seja tolice colossal. Como essa de rotular genericamente os adversários de “partidários da x-e-n-o-f-o-b-i-a”.

Esquece que antes de ir para o governo, em 2003, era violentamente contra os leilões criados por FHC. (Esses leilões que foram identificados por este repórter como DOAÇÕES, a forma e a fórmula encontrada pelo então presidente para destruir a Petrobras. Não tendo coragem de agir diretamente, recorreu a esses leilões).

Dona Dilma atacando a todos, joga contra ela própria os efeitos danosos, mentirosos e criminosos da palavra xenofobia. Antes de assumir o governo, foi ativista contra os leilões, não vou repetir tudo o que já disse. Se juntou à AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras), que na época fazia extraordinária defesa das riquezas do Brasil. Principalmente no setor do petróleo, nem se falava em pré-sal.

A SORTE DA PETROSAL
Ninguém imaginava essas reservas que Lula chamou de “sorte”, “bilhete de loteria”, mas muito mais tarde. Aí, Dona Dilma já mudara de posição, abandonara os amigos, se juntou a Nelson Jobim, então presidente do Supremo.

(O rodízio da presidência do Supremo cria essas anomalias. Até dias Toffoli será presidente. Os dois derrubaram a ADIN, impetrada pelo governador do Paraná, Roberto Requião),

“TODO O PRÉ-SAL SERÁ NOSSO”
Levaram cinco anos para convocar o leilão. Aí começaram a badalar que seria o maior da História. 41 concorrentes participariam. Diminuiu para 11, no final vieram apenas três, que não deram nenhum ágio acima dos 41,6% impostos pela Petrobras.

Fracasso mais do que visível, o governo foi requisitado para coletivamente garantir. “ESTAMOS SATISFEITOS. FOI UM
SUCESSO”.

Foram somando tudo, lucros, bônus, taxas, impostos, mais e mais, chegaram a esses notáveis 85 por cento, palavra dela, dos apaniguados, subordinados e acumpliciados. Em matéria de cálculo, mesmo viciado e contaminado pela ação do tempo, sensacional.

Portanto, como a Petrosal ficará com esses 85 por cento de tudo que for produzido pelo Campo de Libra, para os outros três participantes (nem chamo de concorrentes), sobrarão 15 por  cento. Como são três, cinco por cento para cada um, não de tudo, apenas do que “SOBRAR”. E sem uma palavra para o fato de que desses 85 por cento que ficarão com a Petrosal, muita coisa só é paga pelas três empresas.

DONA DILMA ENGANADA
Sobre o retrocesso de “80 anos em 8” de FHC e suas DOAÇÕES” com moedas podres, ainda nada está encerrado. Lesa-pátria não prescreve. Dona Dilma vai acabar percebendo que alguma coisa está errada, “as contas não fecham”. As duas empresas da China entraram voluntariamente. Não precisam de dinheiro. Estão fazendo investimento político.

A surpreendente e inesperada participação da Shell e da Total, surpresa até para os dirigentes destas empresas aqui no Brasil. Esperaram o último segundo para colocar o documento na urna.

O executivo da Shell no Brasil jogou a proposta lá dentro esfregou” as mãos, como quem diz, “fiz o que mandaram, não tenho nada com isso”.

ESTAMOS EM 2013, RESULTADOS EM 2029
Esses números confirmam os fatos de hoje. Pelos dados oficiais, Em 2020, portanto,  mais 7 anos, começará a jorrar o primeiro jato da Petrosal de Libra. Mas só em 2029, mais 16 anos a começar de agora, a Petrosal estará produzindo acima de 1 milhão de barris por dia.

###
PS – O próximo leilão será realizado dentro de três ou quatro anos. Dona Dilma fala em dois anos. Mas os imprevistos do petróleo comum são de tal ordem, que muitas vezes sai quase tudo errado.

PS2 – Ainda mais em se tratando dessa Petrosal indecifrável, a 16 anos de distância no tempo. E a que distância estará do pré-sal propriamente dito? Até mesmo os mais respeitados especialistas se recusam a comentar.