Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Economia do DF em debate nesta terça (24/11) no Congresso

Segunda-feira, 23 de novembro de 2015
A crise que vem afetando o serviço público no Distrito Federal tem atingido também o setor privado. Em busca de soluções para esse problema, o deputado federal Izalci propôs um debate com o tema “Cenário Econômico do Distrito Federal e Entorno: Diagnóstico Prévio e Agenda Propositiva”, onde será discutida, entre outras pautas, a ausência de incentivos fiscais para as empresas que atuam no DF e que provoca, a cada ano, a migração de negócios da Capital Federal para municípios do estado de Goiás.
De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista), entre 2008 e 2015 cerca de 500 empresas deixaram o DF, após o fim de regimes de arrecadações especiais que garantiam abatimento no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A mudança representou, segundo estimativa do Sindiatacadista, o fechamento de 10 mil postos de trabalho e um baque anual da arrecadação de, no mínimo, R$ 500 milhões. Os efeitos, no entanto, são ainda maiores. As empresas do segmento geram não apenas empregos e impostos, elas movimentam também toda a cadeia de serviços, como os relacionados ao transporte de mercadorias, como combustível e manutenção de frota. 
O debate será promovido pela Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação, amanhã (24), às 10h, no Plenário 13, da Câmara dos Deputados. Além dos líderes das principais entidades empresariais do DF, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa confirma presença. Os secretários de Fazenda do DF, Pedro Meneguetti, e de Desenvolvimento Econômico do DF, Arthur Bernardes, também estão entre os convidados.  
Serviço:
Cenário econômico do DF e Entorno - Debate na Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Dia: Terça-feira (24)
Horário: às 10h
Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Izalci