Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 13 de março de 2019

Memorial do TJDFT disponibiliza processos históricos sobre Darcy Ribeiro e “Dois Candangos”

Quarta, 13 de março de 2019



Foram disponibilizados na página do Memorial TJDFT os resumos descritivos de dois processos judiciais históricos. Um deles é o S3066/62, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, que trata do desabamento de terra que soterrou dois jovens operários, de 18 e 28 anos, que trabalhavam na construção do campus da Universidade de Brasília. No local do acidente, foi construído um auditório, o “Dois Candangos”, em homenagem às vítimas.
O outro é o processo 23278/80, da 1ª Vara Criminal de Brasília, envolvendo o antropólogo Darcy Ribeiro. No caso, ele havia concedido entrevista ao Jornal de Brasília, em 6 de setembro de 1980, na qual acusou a FUNAI de irresponsabilidade por descuidos na defesa das terras indígenas contra invasões de fazendeiros e grileiros. Em razão das acusações, o então presidente da FUNAI, coronel João Carlos Nobre da Veiga, ajuizou queixa-crime em desfavor de Darcy Ribeiro.
Os processos também estão em exposição no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A do Fórum de Brasília.
===============

Leia também:

Darcy Ribeiro - 20 anos. Passados 20 anos da morte de Darcy Ribeiro, relembre fatos e impressões sobre sua vida narrados por ele mesmo em seus arquivos

Darcy Ribeiro, um brasileiro