Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Parque Ponte Alta do Gama: definição da poligonal

Sexta, 22 de novembro de 2019
Por
Vicente Vecci*

Já  relatamos aqui no  Gama Livre a sequência da  criação do parque ecológico da Ponte Alta do Gama. Neste artigo citamos como foi a definição de sua poligonal.

Idealizamos esse parque com objetivo único e principal de preservar uma rica biodiversidade que poderia ser ameaçada na volta ao GDF de um governo a ser ocupado por um titular que fora acusado de envolvimento com conhecidos grileiros e estava respondendo processos no STJ. Daí a nossa preocupação.

Criada essa reserva ambiental de 298 hectares no governo do PT, e voltando esse governo, e da necessidade de blindar a sua imagem nessas acusações, decidiu-se então implantar um órgão destinado a criar e implantar parques ecológicos em terras públicas. Era a Comparques, gerenciada pelo competente professor Enio Dutra.

Era um antigo conhecido nosso e sabendo do nosso trabalho nos convidou para uma parceria até que se  chegou na definição da sua poligonal.

A linha vermelha indica a poligonal do Parque Ponte Alta do Gama

Imagem do Google Earth mostra a área urbana do Gama

A Lei 1202 de 20/9/96 que ajudamos a elaborar definiu as fronteiras do Ponte Alta: Sul DF-290, Oeste a Embrapa, e Norte Vila Roriz  e fundos, Leste: setor Oeste.

E aconteceu que, numa reunião que tivermos na  Comparques, a poligonal apresentada mostrou uma pequena  área de 50 hectares, que se iniciava em frente à Quadra  06 do Setor Sul, abaixo do campo de futebol do time Verona, integrado por moradores dessa quadra, indo até às margens da rodovia DF-290, ficando então a uma área plana  em frente à quadra 30 do setor Oeste no norte do parque, livre para a especulação imobiliária e quem sabe, evidências de grilagens.

Um ex-senador que se encontra cumprindo pena e dono de construtora e imobiliária mandava   naquele governo.

Chegando  em nossa sede enviamos um fax para   o titular da Comparques, dizendo entre outras palavras no final: caso permaneça essa poligonal, o sr. Governador poderá ser responsabilizado pela sociedade civil de estar abrindo terras públicas em reserva ambiental para especulação imobiliária e grilagens de terras.

Esse fax foi  uma bomba e o resultado  foi a definição da poligonal de acordo com a lei com a nossa participação numa reunião  com equipes do GDF envolvidas com terras, ocorrida em frente ao Posto de Saúde nº 01 na Quadra 6 do Setor Sul, margeando à Av. Contorno e nascentes do Ponte Alta.

Traçamos  em cima de um  mapa colocado no capô de um veículo,  a sua poligonal que foi aumentada mais  20 hectares ao norte, chegando até à entrada do cemitério, por sugestão de 2 funcionários do extinto órgão IEMA- Instituto de Ecologia e Meio Ambiente, do GDF.

Finalizada essa reunião, demos o nosso aval apondo nossa assinatura nesse  mapa abaixo do traçado da poligonal do Ponte Alta.

Datamos e cada um dos participantes  fez o mesmo, identificando o órgão do GDF que representavam.

Vicente Vecci é jornalista profissional e titular da Defesa Ambiental-Ecodefesa, idelizador do Parque Ecológico da Ponte Alta do Gama e editor do Jornal do Síndico -35 anos- www.jornaldosindicobsb.com.br. E com força de mídia   desse veículo ajudou a criar e implantar os parques ecológicos das Asas Sul e Norte em Brasília-DF. eco.defesa@gmail.com

                                                                                  *Vicente Vecci é jornalista profissional e titular da Defesa Ambiental-Ecodefesa. É idealizador do parque ecológico da Ponte Alta do Gama-DF, que tem o objetivo de proteger uma biodiversidade de 298 hectares. Em Brasília-DF ajudou a criar e implantar também os parques das Asas Norte e Sul.  eco.defesa@gmail.com.
----------------
O Gama Livre recomenda ainda a leitura de:

Parque Ecológico da Ponte Alta: epopéia da sua criação

Crime ambiental ou omissão do Estado? Área de Proteção de Mananciais do Parque Ecológico da Ponte Alta do Gama (DF) ameaçada pelo desmatamento

Impunidade!!! Poder Público continua omisso com o desmatamento na APM (Área de Proteção de Mananciais) do Parque Ecológico da Ponte Alta do Gama

Silenciado o canto das juritis. Aves nativas são mortas por agrotóxicos na Ponte Alta, no Gama (DF); O veneno que mata o pássaro também mata o homem

Crime ambiental em parque ecológico Ponte Alta do Gama