Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ele continua o mesmo

Quinta, 31 de dezembro de 2009
Lula lançou com pompa o terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos, onde não faltaram ex-militantes de esquerda que lutaram contra a ditadura imposta em 31 de março de 1964. O plano desagradou a alguns militares saudosos da chamada Gloriosa Revolução (chamada por eles, claro).
O ministro da Defesa Nelson Jobim tomou as dores dos militares e, juntos, foram pressionar o presidente. E o que fez Lula? Como sempre disse que não sabia de nada. Apesar de ter assinado o Plano Nacional de Direitos Humanos veio com a desculpa esfarrapada de que não o teria lido antes de colocar sua assinatura no documento.
De acordo com o que noticia a imprensa, Lula teria prometido rever pontos do Plano. Nos vários países sul-americanos cujos povos sofreram com ditaduras, os então chefes militares estão sendo julgados e muitos deles já foram condenados pelas brutalidades que cometeram. E nenhum desses países onde isso ocorre sofreu qualquer abalo institucional. Por que então a preocupação de Nelson Jobim e o vacilo de Lula? A respeito do ministro da Defesa leia a coluna de hoje do jornalista carioca Helio Fernandes.