Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Brinquedinho de Arruda pode sair dos trilhos

Quarta, 27 de janeiro de 2010

O site do Correio divulgou há pouco que o TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, concedeu liminar, requerida pelo Ministério Público do DF, determinando a imediata suspensão das obras do trenzinho do Arruda, o chamado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Seriam ilegais tanto o edital de pré-qualificação dos concorrentes, como o contrato de construção com o consórcio de construção.

Determinou ainda o TJDFT a suspensão dos processos de empréstimos firmados pelo DF com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), bem como os contratos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi mais além, bloqueou todos os valores empenhados ao consórcio responsável pelas obras, em que as notas não foram liquidadas. Os governantes no Brasil normalmente não cumprem de imediato as determinações da Justiça, até porque se acham superiores a ela. Mas no caso, para tristeza do governante de Brasília, o TJDF prevê multas altíssimas se as decisões forem descumpridas. Se o governo não suspender as obras a multa diária varia de R$100 mil até R$50 milhões. Cumpre ou não cumpre? Claro que cumpre.
Criticado por muitos, o VLT, trenzinho que ligaria o aeroporto de Brasília ao centro do Plano Piloto da cidade, e que custaria os olhos da cara do contribuinte candango e do Brasil, pode causar mais danos à imagem do ainda governador Arruda. O atropelamento sem sobrevivente político pode acontecer a qualquer momento.