Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 9 de janeiro de 2010

A gripe e o tsunami

Sábado, 9 de janeiro de 2010
Por Ivan de Carvalho
1. A gripe suína que a ministra-chefe da Casa Civil e candidata do PT a presidente da República contraiu, segundo teriam constatado “exames de rotina” que ela fez por causa do linfoma extraído em cirurgia há alguns meses, pode não ser suína nem gripe. Segundo o Blog do Noblat, Dilma está mesmo é, depois de aparecer com um novo corte de cabelo, apurando a silhueta para ficar mais magra e elegante, no “Kurotel – Centro de Longevidade e SPA”, em Gramado Rio Grande do Sul. Deverá estar de volta ao trabalho na segunda-feira. E está muito bem de saúde, embora o líder do PT na Câmara, Cândido Vacarezza, contasse ao jornal O Globo a história da gripe suína, mesmo que se tenha negado a confirmá-la à Folha de S. Paulo. Dilma não aparece em público desde 23 de dezembro.
Mas atendeu a um telefonema de repórter do blog que se anunciou como Erenice Guerra, principal auxiliar da ministra na Casa Civil. Quando o repórter se identificou, Dilma reclamou: “Não faça isso, estou repousando” e mais não disse, embora o repórter estivesse disposto a perguntar. Difícil é saber a razão que faz do repouso e do emagrecimento da ministra segredos de Estado. O blog esclarece que o Kurotel “é o mais elegante, confortável e bem equipado SPA do país”. Escolhido pela candidata de um governo cujo chefe cultiva o discurso estratégico de jogar “ricos” contra “pobres”.
2. Não sabem da missa a metade. Está pronta a minuta da Lei Estadual de Mudanças Climáticas, formulada pela Secretaria do Meio Ambiente a partir de “discussões públicas”, informa o site Política Livre. A aprovação pela Assembleia Legislativa é esperada ainda neste semestre. A lei vai nortear o plano estadual de mudanças climáticas e, assinala o site, “possibilitar diagnósticos das questões ambientais para que sejam minimizados os impactos locais, além de oferecer uma melhor atuação dos serviços públicos”. Beleza pura. Exceto quanto ao particular de que o Sermão Profético de Jesus diz que “nenhum joelho ficará firme ante o barulho do mar” e que “uma estrela” – a ser interpretada como um corpo celeste – cairá no mar e, depois, outra na terra. O que o livro do Apocalypse confirma. Ora, se o primeiro asteróide ou cometa cair no Atlântico, levantará um tsunami de proporções jamais vistas antes pela humanidade.
Segundo forte corrente entre os esotéricos, o tsunami avançaria continente a dentro, até a altitude de 680 metros em relação ao nível atual do mar. E eles presumem que a queda será no Atlântico. Na Bahia praticamente só partes da Chapada Diamantina, o planalto de Vitória da Conquista e parte do Cerrado, no extremo-oeste, não tomariam esse banho. Além de pequenos pontos de serra (nada contra Dilma) isolados, a exemplo da Lage do Céu, em Itiúba, a 800 metros de altitude.
Quem sabe, por uma dessas coisas que acontecem por inspiração de origem ignorada, o governador inaugurou em Piritiba, ontem, a recuperação de trecho de 34 km da BA-131 e anunciou licitação para construção do Hospital Regional da Chapada. Já é um começo. Quanto à Lei Estadual de Mudanças Climáticas, em preparação, não me consta que esteja sendo preparada para levar em conta essas coisas sempre fora da conta da rotina humana.

Este artigo foi originalmente publicado na Tribuna da Bahia deste sábado.
Ivan de Carvalho é jornalista baiano.