Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 30 de maio de 2010

Cairá de pé

Domingo, 30 de maio de 2010
Cerca de 300 pessoas decidem hoje (30/5) em Salvador quem será o candidato do PT ao Senado. Uma vaga já está garantida na coligação liderada pelo partido. É de Lídice da Mata (PSB), deputada federal e ex-prefeita de Salvador. A luta dentro do PT será entre Waldir Pires e Walter Pinheiro.
Waldir é ex-governador baiano, foi ministro da Previdência de Sarney, mas escolhido por Tancredo Neves, que morreu antes de assumir a Presidência da República. O período que passou à frente da Previdência foi, talvez, o melhor período de tal ministério, sem que houvesse desequilíbrios nas contas. Waldir ocupou o cargo de Consultor-Geral da República no governo de João Goulart e foi a última autoridade do primeiro escalão do governo Goulart a deixar Brasília após o golpe militar de 1º de abril de 1964. Amargou longo exílio pelas suas posições políticas.
Exerceu ainda os cargos de ministro-chefe da CGU (Controladoria Geral da União) e de ministro da Defesa no primeiro governo de Lula.
Eleito governador da Bahia em 1986, assumiu em 1987, renunciando ao cargo dois anos e meio depois para em 1989 ser o vice-presidente na chapa de Ulisses Guimarães.
Waldir tem hoje 84 anos e a sua candidatura ao Senado tinha o apoio de um aglomerado de lideranças petistas da Bahia. Recebia o apoio de muita gente, e continua tendo o apoio da maioria da militância de base do partido. Mas não tem o apoio do governador da Bahia. Jaques Wagner (PT), o atual governador, preferiu o deputado federal Walter Pinheiro, candidato derrotado para prefeito de Salvador nas eleições de 2008.
Integrantes da Executiva estadual do PT e outras lideranças petistas, inclusive várias que participavam do movimento a favor da candidatura de Waldir, não resistiram ao assédio e a pressão do governador e da cúpula petista estadual. Foram cooptados.
O governador na última sexta-feira (28/5) chegou a interromper um evento a favor da candidatura de Waldir Pires, ao chamar o candidato para uma conversa no Palácio de Ondina, onde fez um apelo para que houvesse um consenso em torno da candidatura petista ao Senado. Este consenso significava a desistência de Waldir e a manutenção isolada do deputado federal Walter Pinheiro como aspirante à vaga.
O ex-governador Waldir negou-se a retirar a candidatura, mantendo-a ainda que ciente de não ter chances de sair vencedor na reunião petista deste domingo (30/5). Teria, e com relativa tranquilidade, se o partido realizasse prévias. Foi numa prévia em 2008 que Walter Pinheiro conseguiu ser candidato a prefeito de Salvador. Derrotou nas prévias, prévias que o PT se negou a fazer em 2010, o companheiro de partido Nelson Pelegrino. Na ocasião Pelegrino tinha maioria na direção do PT e possuía fortíssima influência entre os filiados do partido. Mas o governador Jaques Wagner atuou fortemente sobre a direção e sobre os filiados, o que deu a Walter Pinheiro uma vitória nas prévias, vitória apertadíssima,  mas uma derrota nas eleições para prefeito. Vitorioso nas prévias petistas, derrotado nas eleições por João Henrique, do PMDB.
Sempre leal aos companheiros, Waldir Pires, mesmo sofrendo o que tem sofrido nesse processo de definição de candidaturas, continuará leal aos seus princípios. Deverá ser derrotado dentro do seu partido. Cairá, mas cairá de pé, sem vergar a coluna.