Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 28 de agosto de 2010

Atendimentos pediátricos aumentam em hospital de Brasília devido à seca

Sábado, 28 de agosto de 2010
Da Agência Brasil

Brasília - A baixa umidade do ar tem aumentado o número de atendimentos nas pediatrias dos hospitais do Distrito Federal. De acordo com a pediatra Marina Salomão Maranhão, do Hospital Regional da Asa Sul (Hras), os problemas mais comuns nas crianças em decorrência da seca são problemas respiratórios e as alergias, como rinite e sinusite. O menor índice do dia foi às 14h, quando a umidade relativa do ar chegou 18%. A expectativa é de uma melhora para 30% a 40% à noite, mas amanhã o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o mesmo quadro.

O número de atendimentos de emergência no Hras chega a dobrar no período de estiagem. Em 2009, foram 3.352 atendimentos em fevereiro, mês chuvoso na Região Centro-Oeste. Já em agosto do mesmo ano, foram 6.636 atendimentos pediátricos de emergência.

A estudante Luzia Márcia Damasceno levou a filha de quatro anos para ser atendida no Hras depois de quatro dias de sintomas causados pela baixa umidade. A menina teve febre, tosse, vômito e diarreia e foi internada no hospital no início da tarde de ontem (27). “Damos água para ela beber o tempo todo, mas mesmo assim ela ficou doente”.

De acordo com Marina Maranhão, outros cuidados são importantes além da ingestão de líquidos. “Não agasalhar demais a criança, não deixá-la brincando no sol, sempre tomar os cuidados básicos de higiene e ter boa alimentação são medidas sempre importantes, ainda mais numa época crítica como a de seca.”

Para o pediatra Roberto Franklin, as pessoas devem levar em conta a recomendação do Ministério da Saúde que determina que devem ser evitados exercícios físicos das 9h às 16h. “Isso vale para qualquer pessoa, não apenas para crianças. Fazer corrida no horário do almoço, por exemplo, pode trazer mais desgaste físico do que benefícios.”

Neste domingo o céu permanecerá claro e parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima deverá variar entre 30 graus Celsius (ºC) e 16ºC. O forte calor tem levado os frequentadores ao Parque da Cidade. Mas as pessoas têm evitado permanecer ao sol nos horários mais quentes.