Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Agricultores relatam queda de helicóptero

Quinta, 20 de janeiro de 2011

 Da Agência Brasil
Isabela Vieira - Enviada Especial

Nova Friburgo (RJ) - A queda de um helicóptero do Exército no campo da Ceasa, na zona rural de Nova Friburgo, foi vista por agricultores e voluntários que ajudam no socorro às vítimas da tragédia da região serrana do Rio de Janeiro – devastada por fortes chuvas e avalanches de terra na semana passada. O acidente não provocou mortes entre a tripulação e os passageiros, segundo nota divulgada pelo Comando Militar do Leste.

"Ouvimos a aeronave com barulho estranho e observamos que estava fora de eixo. Aí, ela embicou e caiu no monte de esterco", contou o motorista Leonildo Ferreira, 40 anos. Ele estava descarregando hortaliças de um caminhão, quando, por volta das 13h, avistou o helicóptero, modelo Esquilo, desgovernada.

Leonildo disse que viu pelo menos uma pessoa sair da aeronave com o rosto machucado. Ele não soube informar quantas pessoas estavam no helicóptero. Todas foram atendidos pela Samu, que estava na Ceasa, de onde parte para socorrer vítimas dos temporais. O centro de abastecimento concentra a ajuda para a população à beira da RJ-130, um dos locais mais atingidos pelas chuvas da semana passada.

"A gente só viu o helicóptero caindo de qualquer jeito. Nem acreditamos", afirmou uma mulher que estava na Ceasa pegando mantimentos.

O capitão do Exército Eduardo Ferreira, que estava em outro helicóptero, em Teresópolis, foi acionado para socorrer os colegas. Porém, a situação já estava resolvida quando ele chegou ao local. "Achamos a área de pouso, mas a tripulação e os civis que estavam a bordo já tinham sido levados para o hospital."

O Comando Militar do Leste confirmou, em nota, o acidente. O aeronave, segundo o comunicado, era usada no apoio às vitimas das chuvas.

Os helicópteros das Forcas Armadas são o único meio de transportar médicos, remédios e mantimentos às populações que estão isoladas na região serrana em consequências dos temporais.