Terça, 24 de julho de 201
Organização Repórteres Sem Fronteiras pede
pela abertura de investigações contra ex-policial militar de São Paulo
que estaria ameaçando o jornalista André Camarante por meio de uma rede
social.
O motivo das ameaças seria um artigo publicado por André nas colunas do diário Folha de São Paulo no dia 14 de julho de 2012. No texto, o jornalista denuncia declarações de apologia a violência publicadas pelo ex-comandante da polícia militar de São Paulo (Rota), Adriano Lopes Lucinda Telhada.
Desde então, o jornalista estaria recebendo ameaças do ex-policial e de seus seguidores por meio de mensagens postadas Facebook. O ex-policial é atualmente candidato a vereador da prefeitura de São Paulo pela Partido Social Democrata (PSDB) nas eleições municipais no mês de outubro. De acordo com Repórteres Sem Fronteiras, “as mensagens publicadas pelo ex-policial não só maculam a reputação do jornalista, como também incitam ao ódio contra ele e colocam em risco sua integridade física”. A organização também considera a possibilidade do coronel ter sua elegibilidade examinada pela Justiça.
Em
seu artigo, André Camarante, denuncia a publicação feita pelo
ex-policial na qual havia postado a fotografia de dois jovens negros,
segundo ele, “suspeitos” de serem os responsáveis de um ataque a uma
base da polícia militar. Não haviam provas contra eles. O post já foi
partilhado quase mil vezes no Facebook.
Ainda de acordo com a organização Repórteres Sem Fronteiras, o ex-policial estaria centrando sua campanha na repressão daqueles que ele trata como “vagabundos” e “bandidos”. (Agência Pulsar) |