Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vale a pena ver de novo. A novela do Mensalão

Quinta, 16 de julho de 2012
Não é novela da Globo, mas que parece ser novela, parece. Na realidade, bem maior que uma novela, pois já se estende por mais de sete anos. É o mensalão do governo Lula. É verdade que essa novela teve sua fase secreta anterior ao dia 14 de maio de 2005 quando explodiu na mídia a gravação de vídeo em que Maurício Marinho, servidor dos Correios, solicitou e recebeu propina de um pretenso empresário.

Foi a partir daí que tivemos a oportunidade de conhecer uma pequena parte do que foi o Mensalão, coisa que advogados dos acusados, os próprios acusados, e até mesmo o ex-presidente Lula, teimam em tentar convencer o povo e a Justiça de que isso não existiu. Mensalão, talvez seja para eles o que chifre é nas palavras do palhaço/deputado Tiririca: “é coisa que colocam na cabeça da gente”. Mas que dói, dói!

A divulgação do vídeo estrelado por Maurício Marinho foi o estopim que explodiu essa bomba chamada Mensalão, chamuscando, e apenas chamuscando —pois até agora ninguém foi queimado, isto é, foi para cadeia ou ressarciu os cofres públicos— alguns poucos.  Condenado até agora, e apenas a serviços comunitários, só o ex-secretário-geral do PT, o Silvinho Land Rover, que “colaborou” com a Justiça. Ele confessou a propina recebida de uma empreiteira.

Se você ainda não viu a íntegra da denúncia dos membros da “sofisticada organização criminosa”, clique aqui e veja. Se já havia visto, clique e veja novamente, pois vale a pena ver de novo. É imperdível!

Esperemos que a novela não termine com os vilões rindo —em algum salão de festas ou sedes de partidos políticos— da cara do povo. Nem que tudo isso vire piada, como tenta fazer os membros da "organização", e como também declarou Delúbio, o “reabilitado”.