Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 28 de setembro de 2013

EXPRESSO-DF [VLP]: Ameaça ao plano original de Brasília

Sábado, 28 de setembro de 2013
Do Jornal de Brasília
Obras do BRT podem ser paralisadas por falta de projeto de integração com o Plano Piloto

O chamado Expresso DF, o BRT-Sul, não tem projeto para sua integração com o Plano Piloto e,
portanto, embute um risco para o projeto original de Brasília e ameaça o tombamento. A denúncia foi feita ontem, da tribuna, pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

As obras do Expresso-DF, sistema de transporte coletivo de passageiros que ligará o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto começaram em dezembro de 2011, e agora estão perto do Plano Piloto. A grande incógnita, diz o senador, é qual será a solução do GDF para efetivar essa integração.

Ontem pela manhã o senador telefonou ao superintendente do Iphan do Distrito Federal, José Leme Galvão. Dele ouviu: “até agora, não apresentaram ao IPHAN nenhum projeto de qual será a solução do BRT para a chegada ao Plano Piloto”.

Risco de Paralisação

“Estamos falando de uma área tombada, Patrimônio Cultural da Humanidade, e qualquer grande projeto de interferência, de intervenção no Plano Piloto precisa de autorização do Iphan”, lembrou.

Vem daí sua preocupação: a paralisação das obras. Elas causam imenso transtorno para a população do Entorno Sul. Sem integração adequada, a obra pode ser interrompida por a diligência exigida pelo Iphan. Ou agrediria o projeto original de Brasília.

Ponto de Vista
 
Frederico Flósculo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB afirma que o Buriti não tem clareza sobre a maneira de resolver o transporte de massa. O projeto deveria ter sido apresentado ao Iphan. "Está tomando muitas decisões sem o menor diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e com a comunidade. O governo Agnelo é autista, não discute e não sabe conversar", diz.