Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Gama recebe neste sábado e domingo a 1ª Animecê, Mostra de Cinema de Animação do Cerrado

Sexta, 28 de novembro de 2014
A 1ª Mostra de Cinema de Animação do Cerrado tem início nesta noite de sexta (28/11), mas no Gama será no sábado e domingo (29 e 30 de novembro) na Praça do Cine Itapuã.
Exibindo I Animecê.jpg 


Exibindo Gigante, de Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida (still).jpg

Da Assessoria de Imprensa da Inimacê
A luta de Ariano Suassuna para transformar dor em arte; um gigante que transporta a filha no coração; o amor que vira ódio quando não é correspondido; uma singela homenagem ao ilusionista francês George Méliés; um senhor que passa a vida a espera de alguém ou alguma coisa. Sem falar nas tramas recheadas de sexo, escatologia e viagens psicotrópicas. Na programação da I Animecê- Mostra de Cinema de Animação do Cerrado- o público do Distrito Federal poderá conferir produções nacionais de diversos temas, gêneros e técnicas. A mostra começa dia 28 de novembro, com três sessões na Alfinete Galeria, e segue durante os dias 29 e 30, literalmente estacionada na praça do Cine Itapuã, no Gama. A entrada é franca.
Saiba mais clicando no link abaixo


Idealizada e coordenada pelo professor e animador Fernando Gutiérrez, a Animecê nasceu da vontade de se ampliar os espaços para os filmes nacionais de animação. Junto com Cesar Lignelli e Ítalo Cajueiro, Gutiérrez selecionou 13 curtas, dentre mais de 60 produções vindas de todas as regiões do País. A programação terá desde filmes densos, que falam da dependência de remédios no tratamento de desequilíbrio emocional, a doces produções que mostram a descoberta da inspiração artística na terceira idade. Todos os curtas selecionados foram finalizados a partir de 1º de janeiro de 2012.

Dois títulos integram a mostra como convidados especiais: “Zigurate”, de Carlos Eduardo Nogueira e “Mãos”, dos alunos surdos do projeto Fotolibras. A Animecê será palco também para a estreia nacional do curta-metragem recém finalizado, “José”, de Fernando Gutiérrez.

A programação será dividida em duas mostras: Sessão Tapa e Sessão Capiroto. A Sessão Tapa, que acontece tanto na Alfinete Galeria como no Gama, vai exibir sete produções realizadas em Brasília, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Porto Alegre. São filmes classificadas pela curadoria como “open mind movies”. Já a Sessão Capiroto, carinhosamente apelidada de Mostra Maldita, é dedicada a curtas experimentais, de temática adulta, não convencional, com linguagem distinta e muita experimentação. Ela será realizada somente na Alfinete Galeria, com classificação indicativa de 18 anos de idade. Todos os filmes selecionados concorrem aos títulos de “Melhor animação do Centro-Oeste” e a “Melhor animação nacional”, concedidos por voto popular.

Na Alfinete Galeria, os filmes serão exibidos na sala B, inaugurada neste segundo semestre de 2014, para um público de até 30 pessoas. Serão duas sessões Tapa (às 20h, com reprise às 21h30) e uma Sessão Capiroto (às 23h). Já no Gama, a programação terá somente curtas da Sessão Tapa, sempre a partir das 20h, tanto no sábado como no domingo. As produções serão projetadas na parede lateral de um trailer estacionado na Praça do Cine Itapoã, que na parte de dentro vai abrigar computadores nos quais o público vai poder conhecer e se familiarizar com as várias etapas de produção de um filme de animação.

A I Animecê- Mostra de Cinema de Animação do Cerrado- é uma realização da Animecê Estúdio de Animação, em parceria com a Alfinete Galeria, e apoio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrital Federal.

Projeto Escola

A Animecê chegará também a algumas escolas do Distrito Federal. De 1º a 05 de dezembro, instituições públicas de ensino, ainda em fase de seleção e convite, receberão a Sessão Zebra Vermelha, composta por seis produções de classificação indicativa livre, vindas de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Vila Velha.

O chamado “Projeto Escola” contempla ainda oficinas de pixilation, animação com seres humanos.

Curso de animação

Também de 1º a 05 de dezembro, Fernando Gutiérrez ministra oficina gratuita de animação 3D. As aulas serão das 14h às 18h, no campus da asa sul do Iesb. As inscrições podem ser feitas no site da mostra, no endereço www.animece.com.br.

SERVIÇO

I Animecê- Mostra de Cinema de Animação do Cerrado

Data: 28 de novembro de 2014

Local: Alfinete Galeria (CLN 116- bloco B- loja 73/ ao lado do Savana Café)

Telefone: (61) 9981- 2295

Horário: 20h e 21h30 (Sessão Tapa)/ 23h (Sessão Capiroto)

ENTRADA FRANCA com distribuição de senhas meia horas antes das sessões

Data: 29 e 30 de novembro de 2014

Local: Praça do Cine Itapoã- Setor Leste do Gama

Horário: 20h e 21h30 (Sessão Tapa)

ENTRADA FRANCA
Fonte: Assessoria de imprensa — Melissa Luz Barbosa
Exibindo José, de Fernando Gutiérrez (still 2).jpg 
Exibindo José, de Fernando Gutiérrez (still).jpg  Exibindo Fluxos, de Diego Akel  (still).jpg