Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Justiça dá ganho de causa em segunda instância à família de Amarildo

Terça, 25 de novembro de 2014
Vladimir Platonow - Repórter da Agência
A demora no pagamento de pensão e de tratamento médico e psicológico da família do pedreiro Amarildo de Souza levou a Justiça do Rio, em decisão de segunda instância, a obrigar o governo do estado a custear as obrigações. A decisão unânime dos desembargadores da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) foi proferida no último dia 11 e divulgada hoje (25), em nota publicada na página do órgão na internet.

No acórdão, os desembargadores decidiram “que o estado do Rio custeie o tratamento médico e psicológico da família do ajudante de pedreiro Amarildo Dias de Souza e indenize os parentes [a viúva Elisabete Gomes da Silva e mais seis familiares] com uma pensão mensal no valor de um salário-mínimo cada”. O relator foi o desembargador Lindolpho Morais Marinho.

“Considerando que o desaparecimento do Sr. Amarildo se deu por ação de policiais militares, agentes do Estado recorrido, e que a família ficou sem aquele que provia suas necessidades materiais, resta evidente o risco de dano irreparável em razão da demora, vez que os recorrentes não podem aguardar a formação do contraditório para verem supridas suas necessidades materiais”, escreveu o magistrado.

A decisão em segundo grau foi tomada depois que a defesa da família do ajudante de pedreiro – desaparecido desde julho do ano passado na Favela da Rocinha – entrou com um recurso (agravo de instrumento) porque o juízo da 4ª Vara de Fazenda Pública adiou a decisão de conceder uma antecipação de tutela. “Embora não tenha sido indeferido expressamente o pedido de antecipação da tutela, o fato é que, ao postergar sua apreciação, o pedido foi indeferido implicitamente, ao menos naquele momento”, relatou Marinho em sua decisão.

O estado havia recorrido, alegando que três dos parentes de Amarildo são maiores e têm profissão e carteira de trabalho, acrescentando que há dúvidas se o pagamento deveria ser feito para apenas um dos beneficiários ou a todos, na proporção de 1/7 para cada. A decisão pode ser consultada na íntegra, na página do TJ na internet, utilizando o número do processo (0047246-36.2013.8.19.0000) na janela de pesquisa.
=============

Memória:

Justiça determina que governo do Rio pague pensão para família de Amarildo

Inquérito indica que Amarildo foi torturado

Amarildo, presente!

Testemunhas do caso Amarildo são retiradas do Rio de Janeiro pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

Soldado se passou por traficante no caso Amarildo, diz laudo da polícia

Comandante de UPP mandou tropa mentir após morte de Amarildo, diz PM

'Der Spiegel': Polícia Militar do Rio de Janeiro é "pior do que gangues"

Parentes de vítimas da violência policial prestam solidariedade à família do pedreiro Amarildo 

Caso Amarildo: 4 PMs e o ex-comandante da UPP da Rocinha serão indiciados

Amarildo: 'Isso não se faz nem com um animal'

Extraordinário o GPS do carro da polícia que prendeu Amarildo, revelado pelo Jornal nacional. Mudou tudo o que a própria Polícia “informava”.

ONGs fazem passeata para cobrar que Estado encontre corpo de Amarildo

Sistema de análise de DNA pode ajudar na identificação do corpo de Amarildo