Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 30 de outubro de 2021

Capitais estrangeiros detém 42, 79% das ações da Petrobrás. Governo brasileiro 36, 75%

Sábado, 30 de outubro de 2021

[Clique na imagem para melhor visualizá-la]

Capitais estrangeiros detêm 42,79% das ações da Petrobrás. Governo brasileiro 36,75%

30 Outubro

Da AEPET

Pinho: "Desregulações do Consenso de Whashington incorporaram capitais marginais às já poderosas finanças internacionais"

Na entrevista concedida ao programa Tecendo o Amanhã nesta sexta-feira (29), o presidente da AEPET, Pedro Augusto Pinho, comentou que, após as vendas de ações na bolsa de Nova Iorque, promovidas por Fernando Henrique Cardoso e até Lula, a Petrobrás tornou-se uma companhia cuja composição acionária sofre decisiva influência de capitais estrangeiros, voltados exclusivamente para a lucratividade máxima, no curto prazo. "Os capitais estrangeiros detém a maioria relativa das ações da Petrobrás, com 42,79%, enquanto o governo brasileiro, dito controlador, possui 36,75%. Os investidores da bolsa de Nova Iorque estão ganhando", criticou.

De acordo com o presidente da AEPET, as desregulações promovidas no chamado Consenso de Whashington incorporaram às finanças internacionais, já poderosas, capitais marginais originários de contrabandos de armas, tráfico, prostituição e outras atividades ilícitas, que exigem dos estados nacionais políticas de austeridade para que sobrem mais recursos para o rentismo. Esses capitais, descolados dos interesses típicos do setor produtivo, estão presentes também em grandes petroleiras privadas.

"Na Chevron, esses fundos detêm cerca de 66,95%. Na ExxonMobil, 54,72% de seu capital são constituídos por fundos mútuos (28,76%) e os investidores institucionais (grandes empresas, gestores de ativos, até bancos estatais, com 25,96%)", exemplificou.

Energia

Frisando que a energia é "a saúde das sociedades" devido à sua importância na produção, inclusive de alimentos, e que a Petrobrás, em última análise, é uma empresa do setor energético, Pinho ponderou que, ao privatizar a Companhia e também a Eletrobras, o Brasil está perdendo não apenas o poder de administrar as fontes de energia, mas também a propriedade sobre elas. O país tem média muito baixa de consumo per capita e precisa aumentá-lo para se desenvolver.

Clique aqui para assistir a íntegra da entrevista